Posted on July 26, 2018
Você é organizador de eventos e está no mercado há algum tempo. Recentemente, começou a receber, através dos briefings dos clientes, uma demanda constante de inovação e tecnologia. Como se preparar para a conversão digital dos seus eventos? Nós te damos 3 dicas:
1 – Cuide da sua comunidade
Em 2017, 2.46 bilhões de pessoas estavam conectadas através de redes sociais em todo o mundo. A expectativa para 2018 é que esse número chegue a 2.62 bilhões. No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, 94.2% das 116 milhões de pessoas conectadas à internet trocam mensagens de texto ou imagens através de aplicativos, incluindo redes sociais.
Com o aumento da formação das comunidades orgânicas na internet, o seu evento passa a ter a oportunidade de segmentar e cuidar do seu público de forma mais assertiva. Através da manutenção de uma comunidade, você pode trabalhar a sedimentação da sua marca como uma referência em inovação e qualidade de serviços. Junto ao trabalho de branding estão as ações de Marketing de Conteúdo, promovendo a sua marca como uma autoridade no setor.
O nosso cotidiano digital nos proporciona, a cada dia, mais interatividade. No setor de eventos esta realidade também é requisitada. Os participantes querem interagir, construir relacionamentos e oportunidades de parcerias e negócios. Por mais que a experiência digital não substitua a real, as plataformas digitais servem de auxílio para a formação de redes. Conheça as plataformas de eventos do mercado e passe a utilizá-las.
2 – Planeje-se
E ajude os seus clientes a se planejarem. Há 10 anos, sequer se discutia o uso da tecnologia em eventos. Atualmente, Inovação é um requisito para qualquer evento de sucesso. Mas muitas vezes o seu cliente terá dificuldades no planejamento, como, por exemplo, no lançamento da rubrica orçamentária. É um trabalho de reeducação para a revolução digital. Todas as partes envolvidas, inevitavelmente, entenderão que o uso da tecnologia é mais sustentável – logística, orçamento e meio ambiente.
Um passo importante no planejamento da conversão digital dos seus eventos é conhecer o seu público. Em alguns casos, os participantes aceitarão bem o máximo de tecnologia que for possível utilizar no evento, mas em outros não. É preciso entender esse equilíbrio e estudar caso a caso.
Outro fator fundamental para o sucesso do evento é ter uma equipe preparada para a utilização eficaz das novas tecnologias implementadas. A cada dia mais utilizado no Brasil, o treinamento in company é uma capacitação realizada dentro da empresa, geralmente fornecida por parceiros especializados. Ele valoriza os seus profissionais, aumentando a sua base de conhecimento e preparando a equipe para usar todas as novas soluções digitais.
3 – Proporcione experiências únicas
Vivemos a era das experiências e o uso da tecnologia no setor ajudará você a proporcionar experiências únicas aos participantes do evento.
Atualmente, plataformas para gestão de eventos, como a oferecida pela InEvent, auxiliam na coleta e análise de dados em tempo real e no pós-evento. Esses dados abrangem desde as interações nas redes sociais e no aplicativo do evento até a jornada do participante, através de geolocalização.
Entender os dados coletados fará toda a diferença tanto durante o evento quanto no planejamento dos próximos, uma vez que você conhecerá melhor o seu público e será mais assertivo na construção das personas.