Posted on January 3, 2017
Um dos sonhos de todo profissional que se preze é ter seu evento facilmente reconhecido, seja pelo nome, seja pela logo. Afinal, entre os objetivos da gestão de eventos bem-sucedida está a construção de relacionamentos – com os participantes, patrocinadores e apoiadores e com o seu público-alvo de uma forma geral. Nada melhor para isso do que investir na construção de uma marca sólida, que resista ao teste do tempo e se torne uma referência de qualidade e inovação.
Construir um branding duradouro para seu evento requer planejamento, mas é um esforço que compensa ao longo do tempo. Esse planejamento deve ser iniciado bem antes da realização do evento, como veremos a seguir.
Acenando para o mundo
As etapas iniciais do trabalho precisam envolver algumas questões básicas:
Público-alvo – Antes de mais nada, elabore uma imagem ideal, ou uma persona, do seu participante ideal. Não basta estabelecer um parâmetro baseado em dados demográficos. É preciso pesquisar um pouco mais fundo. Quais são os interesses e motivações desse participante para participar do evento? E, mais importante, qual o elemento chave que o fará decidir-se pela inscrição?
Formato do evento – Com base no seu público-alvo e no seu tema ou área de interesse, será preciso definir um formato. Seu evento terá um caráter mais científico e educativo, ou informativo e descontraído? Tradicional ou inovador? Um esboço geral do evento é importante para definir os próximos passos.
Design – Os elementos de design vêm a seguir. A definição da logo do evento é mais importante do que parece. Afinal, será a sua identidade, uma identificação visual que deverá permitir o seu reconhecimento imediato. O que se espera é que ela seja única, atraente e resumir aquilo a que o evento se propõe. Esta é uma área em que você não deve economizar ao contratar serviços especializados.
Definida a identidade visual, é importante aplicá-la no design do site e demais materiais informativos e promocionais do evento. Quanto mais coesão mostrarem, maior será a fixação da sua marca. Lembre-se que uma marca depende também de consistência: seu evento, por mais que contenha elementos inovadores a cada edição, deverá ter sua identidade visual bem estabelecida.
Jornada do participante
Seja qual for o objetivo do evento, a consolidação da sua marca passa pela jornada do participante. Desde o início ao final do evento, as experiências dos participantes serão os balizadores da imagem que levarão consigo – e que vão disseminar para o mundo, através de redes sociais ou do contato com colegas de trabalho, amigos e familiares. Independente do objetivo básico ao promover o evento, essa jornada é fundamental.
Foco nos serviços – Seu evento será uma forma dos participantes alcançarem seus objetivos pessoais (aperfeiçoamento profissional, networking, troca de experiências), ou, então, simplesmente se sentirem melhor e mais relaxados após uma viagem a um local aprazível. Assim, pergunte-se de que forma você poderá ajudá-los a conquistar quaisquer que sejam suas metas através da prestação de serviços.
Entre os itens fundamentais nesse sentido estão as fases de inscrição e credenciamento – o primeiro contato que terão com a gestão do evento. A prestação de informações imediatas e os cuidados básicos com o conforto, a segurança e a saúde dos participantes são elementos decisivos. Um evento bem azeitado vai complementar a boa impressão criada através do design atraente e inovador.
Personalização – As novas tecnologias permitem um grau inédito de personalização no contato com seus clientes. Esta é uma excelente forma de tornar mais duradoura a sua experiência com a marca do evento. Desde o e-mail marketing até o contato através das plataformas integradas para eventos, é possível aplicar opções de personalização para garantir que os participantes sintam-se únicos e valorizados.
Eventos inovadores também deixam uma impressão mais profunda entre os participantes. Qualquer investimento realizado nessa área trará bons resultados em termos de fixação de marcas. Os apps para eventos, aliás, já concentram uma substancial parcela das inovações tecnológicas relativas à gestão de eventos. Basta adequar o app ao seu orçamento. Defina o grau de inovação e ajuste o aplicativo customizado às suas necessidades.
Porém, não confie somente na tecnologia para garantir uma boa impressão duradoura junto aos participantes. A presença dos organizadores e de elementos da equipe durante a programação também é importante. Socialize, tire dúvidas e responda aos comentários e críticas, seja pessoalmente, seja através de outros canais.
Conteúdo e materiais – Nunca é demais enfatizar o quanto o conteúdo é importante no marketing de eventos. Além da qualidade, ele deve ser distribuído sempre com a logo do evento e seguindo e sua identidade visual. Isso inclui o uso de vídeos, que vêm ganhando a primazia na internet em termos de conteúdo. Sempre que possível, use vídeos no site do evento, com destaques de edições anteriores, depoimentos e bastidores.
Outra forma de construir um branding duradouro é a distribuição de materiais e brindes. A locação deve conter a logo e outros elementos de design do evento em setores estratégicos (principalmente em locais onde os participantes possam fazer selfies para compartilhamento em redes sociais). Outros materiais podem ser distribuídos, em parceria com patrocinadores ou não, como canecas e materiais de escritório, por exemplo.
Mais dicas de gestão de eventos aqui!
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]