As competências de um organizador de eventos de sucesso

Views: 6708

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on March 2, 2018

A organização de eventos não é uma tarefa simples. É preciso estar atento a muitos detalhes, lidar com diversos fornecedores e cuidar de toda a estrutura envolvida ponta a ponta não é fácil. Claro que ferramentas tecnológicas, como plataformas de gestão de eventos, contribuem, e muito, para facilitar essa tarefa, mas o “pulo do gato” está dentro das pessoas.

Esse “pulo do gato” ou, melhor dizendo, competências, vem da nossa capacidade de identificar nossos pontos fortes e fracos na organização de eventos. Esse autoconhecimento nos permite potencializar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos, buscando parceiros que complementem essas deficiências.

Ainda focando no autoconhecimento, um bom organizador de eventos também sabe lidar com diferentes egos e, principalmente, negociar, formando equipes coesas. Afinal, ninguém é capaz de trabalhar sozinho, e saber delegar tarefas para as pessoas corretas, com as competências adequadas – é fundamental para o sucesso na organização de eventos.

E, finalmente, quem trabalha com organização de eventos deve saber contribuir para o sucesso da equipe com críticas construtivas. Simplesmente reclamar não ajuda em nada. Caso você identifique ações que considere erradas, vale conversar com as pessoas envolvidas na tarefa e, de forma construtiva, propor uma solução para melhorar o desempenho. A meta é entender as dificuldades e alterar o processo em busca de mais produtividade.

Mudanças que ajudam na produtividade

A primeira mudança a que todo organizador de eventos deve estar atento é a transformação digital. Por que fazer as coisas de forma manual se tudo pode ser feito de forma automatizada, desde o controle de custos, gestão do evento em tempo real até a elaboração de relatórios ao final do evento?

Mas nem toda a tecnologia disponível é capaz de salvar a vida de um organizador “bagunceiro”. Reserve um tempo para organizar a agenda, priorizar tarefas e planejar as próximas etapas.

Nem pense em incorporar esses comportamentos

Ter medo da mudança – a transformação digital já é uma realidade e você precisa lidar com as mudanças e abraçar novas tecnologias, mudando processos e a estrutura organizacional. Faça com que esse novo ambiente seja um desafio e aproveite para cada vez mais superar seus limites.

Não assumir riscos calculados – cancelar, mudar a data ou transferir o local de um evento é uma decisão difícil de ser tomada. Mas você deve estar disposto a assumir riscos calculados após pesar os prós e os contras da situação. Imagine se uma grande manifestação foi marcada para acontecer exatamente em frente ao local do seu evento? É preciso pensar em um plano B.

Desistir após um erro – errar é humano e a melhor atitude é aprender com o erro e encontrar rapidamente uma melhor maneira de executar a tarefa. Um erro deve ser encarado como um aprendizado e uma chance de melhorar. O importante é ter a capacidade de mudar e encontrar um novo caminho.

Querer agradar a todos – essa é uma missão impossível. Quem trabalha com organização de eventos sabe muito bem que não é possível atender a todas as expectativas de todos os públicos envolvidos – participantes, patrocinadores, palestrantes, fornecedores. A diferença está em como o organizador irá lidar com esse problema, encontrando uma solução que chegue o mais próximo possível da relação ganha-ganha para ambas as partes.

Ao final, tudo é uma questão de saber lidar com o estresse, manter a calma e o foco, usar a tecnologia a seu favor e saber quando é necessário “dar um tempo”. Parar um instante para respirar é fundamental para ter um novo olhar sobre as tarefas que devem ser desenvolvidas. Assim, é possível ser mais produtivo, aproveitando os seus pontos fortes para garantir o sucesso da organização de eventos.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]

2 Responses to :
As competências de um organizador de eventos de sucesso

  1. Ótimo artigo, parabéns! Sucesso ai para vocês!

  2. Zi says:

    Realmente ter a tecnologia do nosso lado é uma ajuda enorme! Fora que o autoconhecimento é realmente algo de valor nessas horas!!

    Ótimo post, parabéns!!

Comments are closed.

WebManager
© InEvent, Inc. 2024