gestão de eventos, eventos, produtividade, lealdade

O que o setor de eventos pode aprender com os programas de lealdade

Views: 6005

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on May 9, 2017

O que o setor de eventos tem a ver com os programas de lealdade? Engajamento, fidelidade dos participantes/clientes, maior geração de negócios… Os objetivos em comum são vários, e uma pesquisa realizada pela 3Cinteractive, empresa de marketing mobile, traz insights sobre como interagir com o cliente que podem ser muito bem aproveitados na gestão de eventos.

O estudo analisa o comportamento mobile de consumidores norte-americanos, identificando qual o canal de interação preferido para receber comunicações. Essas preferências também atendem as necessidades da gestão de eventos para interagir com participantes, palestrantes e expositores na plataforma móvel de gerenciamento ponto a ponto.

Até 2016, a preferência entre os canais de comunicação recaía em duas opções: mensagem de texto e e-mail. Em 2017, o cenário é bem diferente. Enquanto cerca de 50% dos entrevistados apontavam as mensagens de texto como o canal preferido em 2016, atualmente somente 20% escolheram o SMS.

E qual foi o canal que mais cresceu nesse período? O de notificações push, seguido por carteira virtual (canal com menos aplicação na área de gestão de eventos) e por assistentes virtuais.

Nos Estados Unidos, a adesão a programas de lealdade vem crescendo e um estudo da Accenture mostra que 77% dos consumidores participam de um programa de lealdade do varejo, 46% participam de um programa hoteleiro e 40% fazem parte de um programa de linhas aéreas, comparado com 72%, 36% e 31% em 2016, respectivamente.

No Brasil, segundo o mais recente Estudo Global da Nielsen sobre Sentimento-Fidelidade no Varejo, cerca de 53% dos brasileiros participam de programas de fidelidade.

Demandas semelhantes

Como dito anteriormente, lealdade é fundamental nos dois setores e, além das preferências sobre canais de comunicação, os responsáveis pela gestão de eventos também podem analisar o comportamento dos participantes de programas de lealdade nos seus aplicativos mobiles.

A oferta de aplicativos móveis vem impulsionando o setor de fidelidade em todo o mundo, e o engajamento e interação em eventos também passa pela oferta de um aplicativo que integre todas as etapas.

Simplicidade é a base para o engajamento em um aplicativo móvel, e mais da metade dos participantes de programas de lealdade reclama que a adesão requer muitas etapas e informações. Esse é um dos grandes pontos de atenção na hora de implantar um app para eventos.

E os consumidores, além da simplicidade, também estão atentos a novas tecnologias, como o uso de assistentes virtuais e chatbots, agilizando, simplificando e personalizando a experiência.

Na gestão de eventos, diversos organizadores já estão estudando a inserção de chatbots em seus aplicativos móveis, que seriam responsáveis por questões mais simples, como o aviso de início de uma palestra, alterações de horários e também a indicação de stands com produtos mais adequados ao perfil do participante, por exemplo.

Nos dois setores, participantes e clientes querem mais personalização, e não se importam de compartilhar os seus dados se isso resultar na oferta de conteúdo e promoções customizadas e mais relevantes, em tempo real. Os especialistas da 3Cinteractive apontam que essa oferta é possível com o uso de ferramentas de automação, cada vez mais intuitivas, integradas ao app para eventos.

Em resumo, para fidelizar o participante/cliente, é preciso inovar, oferecendo aplicativos eficientes e com boa usabilidade, como a Coca-Cola, por exemplo, bem sabe.

 

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024