potencial do linkedin para eventos

Aproveite melhor o potencial do Linkedin para o marketing de eventos

Views: 7814

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on December 20, 2016

O LinkedIn comemorou em maio 13 anos de existência superando a marca de 25 milhões de usuários no Brasil. Isso tornou o país o terceiro no mundo em número de usuários da rede, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Com seu crescimento constante e audiência qualificada, o LinkedIn oferece várias oportunidades para o marketing de eventos, mas também requer uma abordagem adequada para melhores resultados.

Com mais de 410 milhões de usuários em todo o mundo, atualmente a rede é a terceira colocada em termos de crescimento. No Brasil, onde o Linkedin montou escritório desde 2011, a elevação no número de usuários no último ano ultrapassou os 20%. Quem seriam os usuários brasileiros? Em 2014, a empresa divulgou uma pesquisa com seus usuários brasileiros.

A primeira surpresa é a de que, de acordo com os que responderam, 99,7% não acessam a rede em busca de empregos. Dois terços dos usuários têm diploma universitário e 25% são pós-graduados. Pelo menos 75% consideram que a rede é uma fonte confiável em termos de informações sobre empresas, e três em cada cinco poderiam interagir com uma empresa no LinkedIn caso tenham interesse em seus produtos.

Direto ao público-alvo

Depois do Facebook e do Twitter, o LinkedIn é a rede que mais desperta o interesse de organizadores de eventos, de acordo com pesquisa feita nos Estados Unidos. De forma geral, considera-se que se trata de um público-alvo qualificado para o marketing de eventos, especialmente quando se trata de eventos de caráter profissional.

Devido às suas características próprias, porém, o modo de abordagem não pode ser o mesmo do que o aplicado em outras redes sociais. Trata-se de um espaço muito adequado para compartilhar conteúdo de caráter mais profissional.

Encontrando palestrantes

O LinkedIn é uma boa opção para encontrar palestrantes e convidados. Ao invés de procurar a esmo, você pode encontrar a pessoa correta através dos grupos ou mesmo de uma pesquisa básica em perfis pessoais. Dependendo do que você deseja, será possível até mesmo encontrar pessoas interessantes através das suas próprias conexões pessoais ou das pessoas que fazem parte da sua rede. 

Além da busca, o contato também se torna facilitado. Você pode, por exemplo, solicitar a inclusão na rede da pessoa com a justificativa de que gostaria de contar com sua presença no evento. É até possível que receba uma resposta mais rapidamente do que ao enviar uma proposta por e-mail.

Linguagem adequada

Um aspecto fundamental quando se trata de LinkedIn é utilizar a linguagem adequada. Não se trata de uma rede com aspecto ou uso tão pessoal ou descontraído como o Facebook. Por outro lado, não tem a mesma concisão encontrada no Twitter. É possível postar textos longos e mais elaborados através do Pulse (um excelente canal para o marketing de eventos), o que pode ser aproveitado, por exemplo, para artigos de convidados e palestrantes.

De forma geral, no LinkedIn deve-se usar linguagem semelhante à que você usaria ao abordar temas profissionais com colegas de trabalho ou de profissão. A concisão é um diferencial positivo. Eventos voltados para o aperfeiçoamento e networking profissionais tendem a receber mais atenção, uma vez que quem consulta o LinkedIn (e grande parte dos usuários o faz diariamente) está sempre com esse aspecto da sua vida em mente.

Encontre a sua turma

Quem possui perfil no LinkedIn invariavelmente ingressa em um ou mais grupos relacionados com sua vida profissional ou suas perspectivas de carreira. Existem milhões desses grupos e eles são um alvo preferencial para o marketing de eventos. Para isso, é necessário pesquisar os grupos relativos ao tema ou aos profissionais para os quais seu evento é voltado.

Uma boa estratégia nesses casos é entrar em contato com o(s) administrador(es) do grupo antes de mais nada para informar a respeito do evento e sua programação. Outra ideia é oferecer algum tipo de desconto ou brinde para os participantes do grupo que se inscreverem. Naturalmente, você também pode criar seu próprio grupo, de preferência relacionado a uma página específica do evento no LinkedIn.

Publicidade paga

Se o seu orçamento permite, existem formas de propaganda paga no LinkedIn. É possível adquirir anúncios, que funcionam de forma bem similar ao do Google Adwords. Outro meio é a atualização patrocinada, que permite o direcionamento conforme alguns critérios: local, profissão etc, abrangendo um público maior do que simplesmente as conexões do seu perfil (vale lembrar que nas páginas empresariais só é possível seguir, não adicionar pessoas).

As atualizações patrocinadas têm maiores chances de serem visualizadas, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Vale lembrar que 50% do tráfego do LinkedIn é proveniente do mobile.

Engajamento e feedback

O perfil mais sisudo não impede que o planejamento de marketing de eventos preveja o engajamento dos participantes através do LinkedIn. Tanto o grupo próprio do evento quanto os demais grupos relacionados podem receber artigos ou links com as informações mais atualizadas do evento, além de debates sobre temas que serão abordados na programação.

Vale lembrar que a conexão com a plataforma integrada para eventos pode ser feita através do LinkedIn, o que facilita a vida dos usuários.

A rede também é um excelente canal para a realização de pesquisas ou enquetes sobre o evento (inclusive nas fases preliminares, identificando possíveis temas, palestrantes e convidados que atraem a atenção do público-alvo). Desta forma, os participantes estarão interagindo com a organização desde as fases iniciais, podendo contribuir com insights úteis e ampliando seu engajamento.

Veja como montar uma estratégia eficiente de divulgação do seu evento no LinkedIn e em outras redes sociais aqui.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024