Posted on October 24, 2017
Antes de falarmos sobre as vantagens e melhores práticas para o uso das notificações push, será que você conhece como e quando surgiu essa ferramenta? Em 2003, os smartphones Blackberry já usavam essa tecnologia para alertar seus usuários da chegada de novos e-mails. Mas a sua grande adoção começou em 2009, quando Steve Jobs lançou o “Apple Push Notification Service”, junto com a versão 3.0 do iOS, e foi seguido pelos desenvolvedores do sistema Android em 2010.
Alguns especialistas em marketing até questionam o seu uso, afirmando que a ferramenta é intrusiva, já que as mensagens “pulam” na tela do celular ou do laptop. Mas, quando integrada a uma plataforma digital para gestão de eventos e ao app para eventos, o seu uso pode trazer inúmeros benefícios e altas taxas de engajamento.
Durante os eventos, por exemplo, o envio de notificações push pelo app permite uma comunicação rápida entre a organização e participantes, com avisos que podem ir desde mudanças no cronograma a mensagens customizadas para determinados grupos ou mesmo uma única pessoa.
Tudo isso de forma discreta e objetiva. Imagine se em um evento as notificações fossem feitas como são os anúncios nos supermercados, com promotores gritando nos microfones: “Atenção, a palestra sobre como engajar o seu cliente começa em 10 minutos no salão azul”. Socorro!
Com o uso de uma plataforma digital de gestão de eventos, os organizadores podem enviar o aviso acima apenas para os participantes que se cadastraram para a palestra, ou mesmo para todos os participantes se achar necessário, personalizando a mensagem e fazendo com que ela seja realmente relevante.
Já cruzando geolocalização (beacons) e informações sobre o perfil do participante provenientes dos coletores de dados, que também são inseridas, disponibilizadas e avaliadas na plataforma digital para gestão de eventos, os expositores podem enviar notificações push para o lead favoritado assim que ele se aproximar do stand. Com criatividade, o expositor pode capturar a atenção do participante, o atrair e então apresentar seu produto ou serviço.
Notificações push: melhores práticas
Ok, o envio de notificações push é uma ótima forma da organização interagir com os participantes. Mas, nesse caso menos é mais, nada de abusar e enviar longas notificações a cada 2 minutos. Pesquisas indicam que notificações com até 10 palavras registram a maior taxa de abertura.
Envie apenas conteúdo relevante para aquele segmento da audiência e seja breve. Além disso, transmita a sua mensagem em poucas linhas, facilitando a leitura mesmo que a pessoa esteja em movimento e também para que o aviso não seja uma fonte de distração.
Você pode programar a hora de envio das notificações e, caso já tenha enviado um aviso sobre o começo de determinada palestra na qual o participante se cadastrou, respeite o tempo de duração do encontro e não tire a sua concentração.
Por outro lado, uma pessoa da organização pode estar na palestra e, quando terminar, pode mandar imediatamente uma notificação push convidando os participantes para enviar perguntas para o palestrante.
Quando se fala em notificações push, tudo é uma questão de tempo e de oportunidade. E lembre-se de segmentar o seu público, tanto entre os participantes quanto expositores, implantando uma comunicação que surpreenda e vá além das expectativas dos envolvidos.