Posted on January 18, 2018
Nuvem, Internet das Coisas, Big Data, inteligência artificial… Novas tecnologias oferecem diversas oportunidades para novas experiências. E a transformação digital em eventos têm proporcionado inovadoras formas de engajamento, de personalização da experiência e a entrega de serviços mais ágeis.
Organizadores estão atentos principalmente em duas áreas onde a transformação digital em eventos tem maior impacto: o uso dos eventos como uma ferramenta de marketing, e também na estratégia de marketing digital dos eventos. Atualmente, praticamente todas as etapas da organização de eventos estão atreladas a soluções e ferramentas digitais, como plataformas digitais que permitem a gestão ponta a ponta do evento e a automação de estratégias de marketing.
Participantes querem agora interagir com as marcas – com o seu evento, com patrocinadores e com palestrantes e também com outros participantes – por meio de vários canais de comunicação, em qualquer dispositivo, hora e local. E também querem que essa comunicação seja uma via de mão dupla, praticamente em tempo real, e que a marca conheça as suas preferências, interesses, antecipem as suas expectativas e que os surpreendam.
A era da experiência
A transformação digital em eventos vem de encontro ao que analistas da consultoria Futurum Research chamam de “A era da experiência” e faz com que todo evento tenha o potencial de oferecer uma experiência imersiva e extremamente engajadora. Segundo os analistas “nós vivemos em uma era onde as pessoas querem ter experiências. Queremos estar envolvidos na história, como se a estivéssemos vivenciando, e não apenas lendo um artigo”.
Um estudo realizado pela CA Technologies mostra como a experiência do cliente está no centro dessa mudança. Entre os executivos brasileiros, 78% acreditam que a transformação digital melhorou a experiência do cliente, aumentando a sua satisfação (58%) e sua retenção (50%), tornando-o mais fiel.
O poder da personalização e das comunidades
E como engajar esse novo participante extremamente conectado? Com tecnologias que permitam personalizar cada vez mais a sua experiência, com o uso de aplicativos customizados para cada tipo de evento – interno, externo, vendas, lançamentos – com beacons, pesquisas e chatbots incorporados ao sistema, reunindo rapidamente informações sobre as preferências e comportamento dos participantes. Para os organizadores, essa é a oportunidade de entregar conteúdo relevante para cada participante e, para os patrocinadores, a possibilidade de contatar os leads mais promissores.
Além disso, a transformação digital em eventos permite criar comunidades, com mais interação e engajamento entre todos os envolvidos. Todo evento tem um componente “social” muito forte, e ferramentas de integração de redes sociais, pesquisa, compartilhamento, fóruns e anúncios facilitam a formação de comunidades que perduram após o término do evento, ampliando o relacionamento entre os participantes e gerando mais negócios e troca de conhecimento.
E, finalmente, a transformação digital em eventos permite antecipar tendências a partir da análise de Big Data e soluções de Analytics com dados coletados em diversas fontes. Esse é o marketing preditivo que também irá permitir segmentar o público e identificar os leads mais qualificados, planejando qual a melhor forma de atrair e interagir com essa audiência.
Mas tenha em mente que a transformação digital não significa levar todo o engajamento e interação para o mundo virtual. Hoje, como sempre, as pessoas fazem toda a diferença, desde selecionando e implantando a melhor tecnologia e soluções para atender aos objetivos da empresa, até o relacionamento dos organizadores com participantes, palestrantes e patrocinadores. Tudo se complementa, os mundos físico e digital caminham de mãos dadas.