Posted on January 30, 2018
Treinamentos presenciais e online, apesar de no primeiro momento até não serem considerados um evento, possuem muitas características em comum, desde a sua organização até a necessidade de engajar todos os participantes. Por conta disso, um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações pode ser otimizado com diversas funcionalidades que fazem parte de uma plataforma de gestão de eventos.
Especialistas em educação corporativa indicam que a mobilidade é uma das maiores tendências em treinamento e desenvolvimentos de pessoas nas organizações, que aproveitam a facilidade de acessar as informações de forma mais ágil e quando precisam.
Além disso, o uso de vídeos e de conteúdo audiovisual no processo de ensino-aprendizagem também continua em alta. Com transmissão ao vivo – streaming – ou previamente gravado, os vídeos para treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações geram mais engajamento. Além de funcionar como repositório desses vídeos, inovadoras plataformas de gestão de eventos oferecem a funcionalidade de interação nas transmissões ao vivo, permitindo que os alunos enviem perguntas para o palestrantes.
Junto com os vídeos, o microlearning também vem sendo adotado por diversas empresas, entregando conteúdos de curta duração, como vídeos de 3 a 8 minutos, que podem facilmente ser incorporados ao dia a dia dos alunos.
Outra tendência é o uso de estratégias de gamificação, engajando os alunos durante palestras e os motivando a aprender mais e superar seus próprios limites. Os jogos de aprendizagem, com níveis e desafios, ajudam na retenção do conhecimento e aumentam a interação entre os participantes, já que as conquistas são compartilhadas na plataforma de gestão.
Na plataforma de gestão, também é possível realizar pesquisas e confirmar a eficiência do curso e avaliar como está sendo a experiência dos alunos com o conteúdo entregue – de fácil ou difícil entendimento, nível de interesse etc.
Como garantir o sucesso do treinamento
Especialistas indicam 5 passos para obter bons resultados no programa de treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações. São eles:
Líderes envolvidos – desenvolver profissionais em todos os níveis da organização, implantando desde programas executivos até cursos mais técnicos, reforça a estratégia corporativa. Mas para que o programa que seja realmente eficaz é preciso um total envolvimento e suporte das lideranças.
Resultados mensurados – é preciso definir métricas para mensurar os resultados. A avaliação deve ser realizada ao longo de todo o programa, e não apenas no final, possibilitando ajustes.
Parceria estratégica– buscar parceiros com expertise necessária para desenvolver programas e ações educacionais e também parceiros tecnológicos que possam customizar a plataforma de ensino.
Programas dinâmicos e assertivos – a oferta de programas curtos e rápidos, com aulas presenciais e online costumam ser mais efetivos, principalmente quando integram o uso de redes sociais, comunidades, gamificação e mobilidade.
Aprendizagem ampliada – para potencializar o desenvolvimento de competências e acelerar a obtenção de resultados, os especialistas indicam que é importante que os treinamentos alcancem um equilíbrio entre teoria, prática e valores corporativos.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]