Posted on September 23, 2016
A importância dos eventos para a economia do país tem sido demonstrada por pesquisas e estudos sucessivos. Trata-se de um setor que movimenta bilhões de reais. Gera ganhos reais de marketing e vendas para as empresas. Estimula o turismo interno e externo e emprega milhões de pessoas. Os eventos são importantes para a divulgação de marcas, empresas e produtos, além de discutir e debater temas importantes para a sociedade. Assim, é compreensível que o planejamento e organização de eventos sejam abordados por vários autores, tanto do Brasil quanto do exterior.
A gestão de eventos costuma estar a cargo de vários tipos de profissionais, como os de Relações Públicas ou de Comunicação e Marketing. Porém, nos últimos anos também cresce a disponibilidade de cursos próprios de gestão ou planejamento estratégico de eventos, demonstrando uma tendência à especialização do setor. Os organizadores de eventos, portanto, só tem a ganhar com o aperfeiçoamento profissional oferecido por livros sobre organização de eventos e cursos disponíveis.
Além das novas tecnologias, que abrem novos horizontes (como é o caso dos aplicativos de gestão e engajamento em eventos para empresas e instituições, um profissional bem preparado terá mais condições de oferecer uma experiência enriquecedora e gratificante para os participantes do seu evento. Para contribuir com esta formação, selecionamos 8 livros sobre organização de eventos de autores nacionais e estrangeiros com uma ampla variedade de temas relacionadas à organização e planejamento do setor.
1 – Organização de Eventos – Procedimentos e Técnicas
Marlene Matias
A obra aborda procedimentos e técnicas relativas aos eventos, incluindo modelos e checklists. Além disso, faz um panorama da evolução histórica e uma análise do turismo de eventos no país.
Outros tópicos abordados dizem respeito à estrutura das organizações promotoras, o processo de captação de recursos, critérios de escolha das empresas responsáveis pela gestão e o planejamento geral de eventos. Editora Manole, 212 páginas.
2 – Organização de eventos
Cleuza G. Gimenes Cesca
Trata-se de um manual para planejamento e execução de eventos, voltado principalmente para os profissionais de Relações Públicas. Inclui proposta de projeto de eventos, roteiro básico para mestre de cerimônias e informações práticas sobre vários aspectos da organização de eventos, desde a correspondência até trajes e arranjos de mesa. Editora Summus, 195 páginas.
3 – Organização de eventos – Da Ideia à Realidade
Carmen Zitta
Indicada para vários tipos de profissionais relacionados ao setor, o livro traz abordagens práticas para os vários tipos de evento, apresentando técnicas de ação em grupo, impasses encontrados pelos organizadores, avaliação consciente e liderança.
A autora também apresenta modelos, fluxogramas e formulários necessários, noções de cerimonial e etiqueta e a segurança em eventos. Editora Senac, 366 páginas.
4 – Sou produtor de eventos – Diário de bordo para o aperfeiçoamento profissional
Joel Reis
Dirigida a quem quer ingressar na carreira de produtor de eventos, o livro começa, inclusive, com as formas de contratação destes profissionais, desde a formatação do currículo até a entrevista com os possíveis empregadores e as formas de administração de recursos particulares, no caso de freelancers.
O autor também esmiúça as diferentes fases do evento, enfocando principalmente a fase de realização, inclusive com questões de etiqueta e uma descrição minuciosa de eventos hipotéticos. Senac Editoras, 163 páginas.
5 – Eventos – Uma Alavanca de Negócios
Ricardo Souto Ferreira e Elizabeth Kyoko Wada (orgs.)
O foco principal é o Programa de Gestão Estratégica de Eventos (PEGE), adaptado do Strategic Meetings Management Program (SMMP), desenvolvido pela National Business Travel Association (NBTA), dos Estados Unidos. O objetivo do programa é obter maior eficiência nas despesas relativas a eventos nas organizações.
O livro é dividido em duas partes: os aspectos estratégicos e táticos da gestão de eventos, com capítulos redigidos por vários autores. Na segunda parte são apresentados temas práticos da gestão, como transporte, locações, serviços de áudio e vídeo etc. Editora Aleph, 198 páginas.
6 – Gestão de Eventos Esportivos, Recreativos e Turísticos
Cheryl Mallen e Lorne J. Adams
Com uma abordagem teórica e prática sobre a gestão de eventos, esta obra de autores norte-americanos traz a contribuição de vários autores. Inclui temas como o conceito de conhecimento na gestão de eventos e uma série de modelos do planejamento de eventos, desde a fase de desenvolvimento até a fase operacional, passando pela execução e avaliação.
Os autores também trazem análises sobre a qualidade na gestão de eventos e o aprendizado voltado para o desenvolvimento pessoal dos gestores de eventos. Editora Manole, 269 páginas.
7 – Festas e Recepções – Gastronomia, Organização e Cerimonial
Francisco Tommy Freund
Voltado para os eventos realizados nas dependências de hotéis, traz informações sobre o planejamento e organização de seminários, reuniões de negócios e banquetes. O autor traz modelos básicos de propostas de venda, correspondência pré e pós evento.
Um dos destaques do livro são as informações e orientações sobre gastronomia e organização de banquetes. Que incluem estratégias de cardápio e escolha de vinhos. Editora Senac, 142 páginas.
8 – O Poder do Marketing de Exposições
Barry Siskind
Trata-se de um guia de gerenciamento para expositores que atuam em exposições, feiras de negócios e convenções. Aborda questões financeiras e fiscais. Com dicas para a escolha do evento certo para cada empresa. E, principalmente, a administração de estandes em todas as fases da programação.
O autor esmiúça em detalhes as questões relativas à organização e operacionalização dos estandes. Incluindo dicas para gestão de pessoas e contato com os clientes. Editora Senac São Paulo, 334 páginas.