Posted on September 23, 2016
É a rede social número um no mundo. A que está colocada obrigatoriamente no topo das prioridades de qualquer planejamento de marketing voltado para a internet. O Facebook conta com mais usuários ativos do que varias redes sociais reunidas. Se isso o torna alvo da cobiça dos marqueteiros, também representa um desafio: Como alcançar um público maior que resulte em leads, buzz e vendas no seu marketing de eventos?
A evolução das novas tecnologias para mobile e internet, que resultaram, por exemplo, na rápida disseminação dos apps para eventos, levam à necessidade de constante aperfeiçoamento. O Facebook, sempre atento à concorrência, já percebeu, por exemplo, o potencial dos eventos ao vivo na internet e tem se mantido atualizado, lançando novidades e anunciando investimentos em tecnologias promissoras.
Eventos em 360º
Em abril deste ano, por exemplo, a empresa anunciou novidades em termos de métricas para a transmissão de vídeos ao vivo. Isso é importante para alavancar o marketing de eventos. Por meio destas métricas, fica mais fácil avaliar o número máximo de visualizações durante uma transmissão, e também uma tabela mostrando o número de visualizações simultâneas. Anteriormente, o Facebook já tinha realizado outra série de atualizações, com informações sobre o tempo utilizado na visualização dos vídeos e o número de visualizações diárias.
Outros updates no Facebook Live trouxeram várias novidades. Demonstraram que a empresa reconheceu o poder do livestreaming. Foram incluídas novas features, que remetem a características do Snapchat e do Periscope, como o uso de lentes para inclusão de texto e imagens divertidas nos vídeos.
Mark Zuckerberg também revelou investimentos em setores que se mostram promissores. Como o livestreaming em 3D, a realidade aumentada e os vídeos em 360 graus. Em conjunto com a abertura do Live API para desenvolvedores, essas medidas indicam que o Facebook quer se tornar um concorrente de peso em transmissões de vídeo ao vivo. Como se sabe, o vídeo está dominando a internet ano após ano, conforme já revelamos aqui no blog.
Extraindo o máximo dos cliques e likes
Para maior eficiência no marketing de eventos no Facebook, algumas estratégias podem se revelar úteis. Levando em conta que os itens básicos já tenham sido realizados, como a criação de páginas e sua estruturação para a divulgação do evento. Os organizadores de evento devem levar em conta os seguintes itens para uma maior eficácia em suas campanhas:
1 – Mantenha a informalidade
O Facebook atinge uma vasta gama da população. E, ainda que você tenha um público-alvo muito específico, é conveniente manter um tom informal nas postagens. Temas mais sisudos devem ser desenvolvidos no site do evento. Essa informalidade pode incluir a postagem fora do horário de trabalho ou em finais de semana. Já que pesquisas indicam boas chances de engajamento nestas condições.
2 – Estude a anatomia do post perfeito
De acordo com pesquisas feitas com milhares de posts, o maior potencial de engajamento será alcançado com mais de 80 palavras. Também hashtags, um tom positivo (em geral expresso com pontos de exclamação) e perguntas para levar ao diálogo com o público. Imagens ou vídeos também atraem mais atenção e, de maneira geral, todos os posts precisam incluir algum estímulo visual.
3 – Integre com o app para eventos
Os aplicativos para eventos já contam com integração com o Facebook para fins de login e transmissões ao vivo. É importante destacar que os apps permitem uma comunicação direta com os participantes já inscritos do evento. Com novidades e updates que podem ser sincronizados com a divulgação via mídias sociais.
4 – Pesquise dados relevantes
O Facebook é uma plataforma ideal para captar dados demográficos e de interesse de sua audiência. Você pode pesquisar os interesses dos seus contatos, assim como das atrações e palestrantes que também contam com perfis. O Facebook Ads também é uma ferramenta para se atingir públicos de acordo com dados demográficos e geográficos.
5 – Avalie os pontos fracos
Usuários reclamam bastante no Facebook. Motivo pelo qual se trata de uma excelente plataforma para avaliar os pontos fracos de eventos com grande repercussão de público e/ou nas redes sociais. Naturalmente, não basta avaliar. Todas as reclamações ou situações de crise devem ser atendidas com a máxima presteza e com transparência.
6 – Conecte com os influencers
É quase certo que palestrantes ou atrações do evento tenham suas páginas ou perfis no Facebook. Utilize potencial deles junto ao público-alvo no seu planejamento de marketing para eventos. Assim ajuda no incentivo das inscrições e promoção de buzz. Os influencers também podem desempenhar um papel fundamental no engajamento durante o evento. Via transmissões ao vivo ou divulgação da repercussão de sua participação.
7 – Estimule o engajamento
O engajamento pré-evento via Facebook pode incluir premiações, concursos e descontos para incentivar inscrições, leads e vendas de patrocinadores. Durante o evento, é importante manter o público informado sobre o andamento da programação, as reações do público etc, se possível incluindo o crowdstreaming, ou o material ao vivo produzido pelos próprios participantes.
No pós-evento, use a rede para obter feedback dos participantes, além de insights sobre as interações ocorridas.