Posted on September 9, 2016
Drones para eventos já são uma realidade. A princípio cercados por uma aura sombria, devido ao uso militar, os novos modelos de drones começaram a ser empregados em funções menos mortíferas. Agricultura, georreferenciamento, segurança, publicidade e marketing… E, como seria de se esperar, logo estavam sobrevoando alguns tipos de eventos.
Drones em eventos já são permitidos?
[atualizado em 05/19]
Com o crescente interesse pelas maquininhas voadoras, o governo precisou se mexer, já que ainda não havia regulamentação vigente no país. Após realizar uma consulta pública, a Agência Nacional de Aviação (Anac)criou uma regulamentação, em 2017. A oficialização das normas é garantia de maior segurança para os usuários, que saberão quais tipos de aparelhos poderão ser utilizados em cada ocasião. Isso pode alavancar o uso de drones para eventos. Até abril de 2019,
A filmagem aérea tem sido o principal atrativo dos aviões-robô. As empresas que prestam serviços de aluguel se multiplicam, atendendo desde grandes empresas de mineração até festas de casamento. Em eventos norte-americanos, os especialistas em eventos sugerem ainda outros usos. Há cessão para uso dos participantes dos eventos, por tempo limitado e com supervisão de instrutores.
Naturalmente, há cuidados a serem observados. Nem todos os espaços para eventos vão permitir o uso de drones, seja por regulamentos internos, seja pelo ruído gerado pelas máquinas. É preciso que sejam manejados por pilotos treinados. E nas condições adequadas para que não ocorram acidentes. O que parece certo, no entanto, é que os drones para eventos serão uma rotina daqui por diante, inclusive como parte de futuras campanhas de marketing.
O emprego de novas tecnologias na organização de eventos –veja webinar sobre isso aqui – já é uma realidade. As novas tendências do setor refletem isso, como pode ser constatado pelo crescente uso de tecnologia mobile. Se os drones em eventos vieram a somar no marketing.
E você, já usou drones na sua gestão de eventos de alguma forma? Conta pra gente nos comentários! ?
Leia também: Tomada de decisão: como otimizar este processo em eventos?