Marketo + InEvent | Integre os seus eventos com uma das melhores plataformas de automação de marketing do mundo

Views: 12302

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on July 30, 2018

A automação do marketing passou a ser uma necessidade nos últimos anos. Você pode até resistir, mas a equação é simples: os profissionais que utilizam softwares de automação têm performance melhor do que aqueles que não utilizam. Segundo o Aberdeen Group, empresa internacional de inteligência de mercado, 87% das melhores agências usam alguma tecnologia de automação de marketing.

 

Mas o que é automação de Marketing?

Automatizar o marketing é usar softwares que permitam que você seja mais eficiente e aumente a receita da sua empresa, simplificando os fluxos de trabalho de marketing. Entretanto ela não substituirá o profissional da área, mas auxiliará o time a ser mais assertivo na definição de leads, proporcionando melhores insights sobre todo o funil de vendas.

A automação de marketing ajudará com e-mail marketing, criação de landing pages, personalização de website, medição do ROI, campanhas multicanais, além de segmentação, geração, nutrição e retenção de leads.  

 

Sobre a Marketo

Com mais de 10 anos no mercado, a Marketo é uma das plataformas de automação de marketing mais utilizadas no mundo, estando ativa em mais de 19 mil websites, com mais de 100 mil usuários. O seu software foi projetado em torno do e-mail marketing, algo pelo qual ele se destaca, mas a Marketo não parou por aí.

Com foco em empresas de médio e grande porte, ela oferece soluções personalizadas que as ajudam a integrar a automação de marketing em seus sistemas de negócios já existentes. Um dos seus pontos de destaque é que ela fornece alguns dos recursos de análise mais avançados entre os softwares de marketing do mercado, além de uma integração com outros provedores de SaaS através do seu ecossistema de parcerias.

 

As funcionalidades da Marketo

Consultoria e implementação

A Marketo tem consultores de marketing que podem auxiliar tanto na implementação da plataforma quanto no alinhamento das suas estratégias de marketing digital. Além disso, a equipe de criação da Marketo pode criar modelos personalizados de e-mails, landing pages e layouts de dispositivos móveis para atender os seus clientes.

 

Treinamento e certificações

Apesar de não ter um programa de treinamento e certificações tão completo quanto o de outras plataformas como a Hubspot, a Marketo oferece o certificado de especialista, que valida competência, experiência e conhecimento operacional da plataforma. A partir da aquisição deste certificado, é possível adicionar outras especializações como, por exemplo, a de análise de dados e relatórios e a de nutrição e engamento de leads. 

 

E-mail Marketing

A plataforma permite que você obtenha os perfis detalhados de cada contato, crie seguimentos personalizados, entregue mensagens de e-mails, realize testes A/B e acompanhe o ROI de suas campanhas.

Um dos recursos mais funcionais da Marketo é a precisão dos testes A/B. Você pode testar assunto, endereço de e-mail, data e hora de envio e testar versões completas de e-mails diferentes. Estes testes ajudarão a descobrir as variantes de e-mail mais bem-sucedidas para o seu público-alvo, com potencial de aumentar as conversões.

Um fator importante dos testes A/B da Marketo é a segmentação no horário de envio dos e-mails, para que, caso haja leads em outros fusos, você não precise enviar e-mails de massa para todos, garantindo que cada lead o receba no momento apropriado. Embora esta funcionalidade não seja exclusiva da Marketo, ela permite que você envie o e-mail para um fuso horário diferente sem a necessidade de criar uma campanha separada.

 

Gerenciamento de Leads

Ao possibilitar análises eficientes de marketing, a Marketo auxilia na melhoria da qualidade dos leads, o que ajuda as equipes de vendas. Identificando oportunidades e reunindo dados, você será capaz de priorizar os seus melhores clientes, trabalhando com upsell e vendas cruzadas.

A plataforma utiliza códigos de cabeçalho e rodapé para criar cookies que rastreiam as ações do usuário, coletando informações constantemente. Por exemplo, você pode conduzir uma campanha de redirecionamento de usuários que já visitaram uma determinada página do seu site. Com o mecanismo de engajamento da Marketo, conhecendo o comportamento do cliente, e caso ele não esteja envolvido o suficiente em uma campanha, você tem a opção de ajustar a frequência para aumentar o seu engajamento, ou mesmo movimentar os leads entre os canais para fornecer um conteúdo mais qualificado.

Outra funcionalidade para o gerenciamento de leads é a criação de listas inteligentes (smart lists), que permitem que você possa encontrar grupos de pessoas usando filtros simples. Você pode utilizar esta funcionalidade em campanhas, relatórios, segmentações, modelos de negócio, programas de engajamento, etc. Além disso, você também pode exportar uma lista inteligente e enviá-la por e-mail às partes interessadas que não fazem uso do Marketo.

 

Multicanal

A plataforma propicia que você monitore as métricas essenciais para aumentar a vida útil do cliente, envolvendo o seu público-alvo com experiências personalizadas em vários canais, incluindo boas aplicabilidades em dispositivos móveis. Com as suas integrações, ela trabalha e-mail, SEO e SEM.

O Marketo “Ad Bridge” integra dados de comportamento do Marketo com o Facebook, Google, LinkedIn e outras plataformas de anúncios, permitindo que os profissionais de marketing realizem segmentações mais receptivas aos anúncios.

Atualmente a Marketo também integrou a plataforma Gimbal para o uso de marketing baseado em localização e proximidade.

 

Comunidade Marketo

Muitos dos novos recursos que surgem na Marketo partem de ideias de usuários e isto acontece graças a sua grande comunidade. Através dela, você pode enviar ideias, criar tópicos de discussão, acessar documentos de produto, receber dicas e obter ajuda na solução de problemas, fazendo com que ela se constitua em um dos maiores recursos da plataforma.

Junto à comunidade você também pode criar grupos privados para se comunicar com outros usuários da Marketo dentro da sua empresa.

 

Prós e contras

Prós

Em comparação com alguns concorrentes a Marketo é fácil de implementar, além possuir um ótimo suporte ao cliente, uma comunidade ativa de usuários que se ajudam, receber elogios pela usabilidade da plataforma e ter uma boa integração com o Salesforce.

Contras

A Marketo não iniciou os seus serviços como uma plataforma de automação de marketing, mas como uma ferramenta de gerenciamento de leads. Apesar da maioria do produto já ter se atualizado, algumas funcionalidades ainda recebem reclamações, como, por exemplo, a ferramenta de construção de landing pages, pela dificuldade do uso.  

Mesmo fornecendo alguns dos recursos de análise mais avançados entre os softwares de marketing, uma reclamação dos usuários que costuma surgir está relacionada ao tempo necessário para a aquisição das análises e para a geração de relatórios, na ausência de extensões adicionais.

Outro fator que costuma pesar para os usuários é o valor. O menor preço padrão é US$ 895 por mês, podendo ser muito maior à medida que você adiciona mais recursos ao seu pacote.

 

A integração da InEvent com a Marketo

A plataforma da InEvent, preocupada em otimizar a gestão de eventos corporativos, oferece integrações com as empresas líderes de mercado e a Marketo é uma delas.

Desta forma, as suas listas da Marketo, incluindo e-mails, nomes e etiquetas, são sincronizadas com a plataforma da InEvent, facilitando a importação e exportação de dados nas duas vias. A sincronização acontece automaticamente a cada hora, ou instantaneamente ao clique do botão de sincronização, e permite o uso de campos personalizados.

Para entender a integração da InEvent com a marketo assista ao nosso vídeo tutorial:

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024