Posted on June 6, 2019
Com o marketing sendo cada vez mais valorizado nas empresas, é comum que muitas organizações entendam o valor da produção de eventos corporativos, tanto para potenciais clientes quanto para os próprios funcionários. Veja aqui quais vantagens sua empresa obtém ao adotar um calendário de eventos anual, acrescentando essa estratégia na rotina do marketing.
Os eventos corporativos são importantes como reforço de marca, aproximam a empresa de potenciais clientes e ainda ajudam a engajar os funcionários. Veja abaixo algumas dicas para melhorar ainda mais a gestão de eventos da sua empresa, criando uma rotina anual de reuniões, conferências e encontros para unir funcionários e prospectar clientes, contando com a ajuda de um calendário de eventos.
Incluir eventos no planejamento anual de marketing
Tudo começa com o primeiro evento. Muitas vezes empresas investem em um grandioso, voltado para o mercado e altamente tecnificado, para causarem um importante primeiro impacto positivo. Dependendo do resultado dessa primeira iniciativa, o ímpeto é logo pensar em outros. Ou então, rever o processo e reestruturar o que possa ter saído fora do previsto. Uma coisa é certa: um evento bem planejado, com suas métricas e custos bem definidos, tem muita chance de gerar bons retornos à empresa.
Há uma teoria que move parte do marketing atual, chamada meeting point. Ela diz respeito ao estímulo de encontros e trocas de ideias para construir soluções que sejam benéficas para todo aquele ecossistema, gerando um verdadeiro fluxo de comunicação.
Pensando em toda essa conexão de pessoas, organizar eventos podem ser uma ótima estratégia. E por eventos, estamos falando desde pequenos meetings/coffee breaks entre líderes dentro da própria empresa, happy hour, chegando até a grandes eventos anuais para o mercado. Pense em agregar um calendário de eventos no planejamento de marketing da sua empresa.
Eventos externos: posicionamento de marca e networking eficiente
Os eventos para o mercado são importantes para ventilar o nome da sua marca. Através de uma divulgação eficiente nas redes sociais e em outras mídias, além da venda de ingressos, você torna seu evento interessante para o mercado. Além disso, os eventos externos são a oportunidade perfeita para conhecer importantes players e potenciais clientes. Aproveite o clima de aprendizado e descontração promovidos por um evento corporativo e entenda aquilo que o mercado almeja e, especialmente, o que seu cliente quer.
Eventos internos: Fortalecendo laços com a equipe
O raciocínio é simples: incentive seu time capacitando-o. Dê oportunidades para que cada profissional cresça individualmente. As palestras com especialistas (de gestão, mercado, marketing, tecnologia, vendas e outros temas que tenham a ver com o ecossistema da empresa) ajudam nessa missão.
Tão importante quanto os eventos para prospecção de clientes, são os eventos para engajar e motivar a sua equipe, promovendo um diálogo maior e melhor entre os times.
Para quê serve um calendário anual de eventos?
Incorporar um calendário anual de eventos para a sua empresa Mais do que um calendário propriamente dito, o calendário de eventos (ou agenda de eventos) é uma forma de incluir essa estratégia na rotina de marketing e ainda contar com maior organização no planejamento como um todo.
Um dica é investir em um calendário online. Assim, você pode facilmente compartilhá-lo com os funcionários de sua empresa e incluir datas importantes para o planejamento de cada evento como um todo. Além disso, dá para receber alertas e lembretes de quando cada ocasião estiver se aproximando.
Os eventos internos de uma empresa não precisam ser algo caro e grandioso. Organizar semanas do conhecimento, pequenos happy hours com palestras, coffebreaks entre líderes, enfim, promover a integração entre o time e ajudá-lo na especialização já são iniciativas que podem entrar para a rotina de comunicação interna e marketing da sua empresa.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]