CHECKLIST: 10 passos para realizar eventos online

Views: 49

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on May 10, 2024

Em decorrência do isolamento social que estamos neste momento, muitas empresas estão aderindo aos eventos online porém ainda existem muitas dúvidas sobre o que fazer e como fazer.

Por isso preparamos um checklist das 10 passos que não podem faltar para você realizar um evento online! Confira:

1. Defina a data

Todo evento seja online ou presencial precisa de uma data bem definida. Escolha aquela que melhor se adeque à sua realidade.

2. Escolha o horário

Busque um horário que seja acessível a muitas pessoas. Lembre-se que mesmo neste contexto de distanciamento social, muita gente continua trabalhando em home office. 

3. Defina um tema atrativo

O que faria seus clientes e prospects reservarem um tempo para assistir ao seu evento online? O que ele tem de novo? De atraente?

Isso precisa ser uma prioridade, pois na disputa pela atenção do espectador, seu evento precisa entregar mais valor que os da concorrência.

4. Escolha os convidados e convidadas

Que tal chamar pessoas que possam contribuir com seu evento online? Além de aumentar seu público em potencial, tornará seu evento bem mais interessante.

5. Faça a divulgação nos canais oficiais da sua empresa

Tão importante quanto definir data, hora, tema e convidados é você divulgar o seu evento.

Quem não é visto não é lembrado, portanto, divulgue bem seu evento para que você tenha um público bacana de espectadores

6. Teste a plataforma antes do evento começar

Este passo é bem importante pois nada pode dar errado na hora do seu evento, então tente evitar imprevistos e teste a plataforma e todos os equipamentos algumas horas antes do seu evento e se possível, dias antes.

Virtual Lobby

7. Tenha pessoas da área de suporte de prontidão

Nem sempre quem é o MC (mestre de cerimônias) irá saber resolver problemas de conexão com a  internet por exemplo.

Por isso, se possível, tenha alguém que entenda minimamente de tecnologia e transmissões online para garantir que se algum imprevisto ocorrer, o ajuste será imediato.

8. Controle o tempo

Fique de olho no relógio! Controle bem o tempo de fala dos seus convidados (sem interrompê-los, obviamente) para que seu evento não se estenda demasiadamente ou seja muito curto. 

O equilíbrio é o ideal. Lembre-se, as pessoas estão em casa, e precisam ter uma boa conexão de internet e um lugar tranquilo para aproveitar seu evento da melhor forma possível.

Neste contexto de isolamento social em que grande parte das pessoas estão em casa, as distrações são muitas!

Portanto, faça um evento que a maioria das pessoas que estão em casa com a família possam acompanhar e seja uma experiência agradável.

9. Interaja com o público durante o evento

 

Nada mais maçante do que participar de um evento online sem interação. Por isso, estimule a participação dos seus espectadores.

De vez em quando pergunte se todos estão conseguindo acompanhar bem, se o ritmo de fala está muito acelerado, se o áudio está bom ou se a imagem está com qualidade suficiente.

Engaje as pessoas para melhorar a experiência delas com você e sua empresa ou negócio.

10. Após o evento colha feedbacks

Depois de finalizado o seu evento, o trabalho não acabou. Assim como a jornada do cliente não acabada após a compra, um evento online também deve ter uma etapa após a sua finalização.

Por isso, colha depoimentos. Ouça as pessoas. Você pode fazer isso de várias formas, desde aplicando uma pesquisa de satisfação por e-mail até perguntando nas redes sociais o que as pessoas acharam do evento.

Use a criatividade, mas não deixe o relacionamento com seu público esfriar, porque quem foi a um evento online de sua empresa e gostou, provavelmente ficará mais propenso a ir em outros além de mobilizar sua rede pessoal.

Quais outras dicas você tem para criar um evento online de sucesso? Deixe seu comentário!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WebManager
© InEvent, Inc. 2024