Como hubs de inovação se beneficiam com a produção de eventos

Views: 6151

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on September 12, 2019

As hubs de inovação já estão aquecendo o mercado há alguns anos. Uma pesquisa da Associação Latino-americana de Private Equity e Venture Capital aponta que o investimento em startups aumentou 51% de 2017 para 2018.

Também cresce o número de startups brasileiras consideradas unicórnios, que são aquelas que valem mais de 1 bilhão de dólares – caso da Nubank e da 99, por exemplo. Esses dados comprovam que estamos diante de um cenário extremamente favorável para o fomento de novas hubs de inovação. Esses espaços também podem se beneficiar de algumas estratégias de marketing, como os eventos para hubs. Continue lendo o post para saber mais!

MAS, AFINAL, O QUE SÃO AS HUBS DE INOVAÇÃO? 

Como você viu, as hubs têm relação direta com o surgimento de cada vez mais startups no mercado, nos últimos anos.

Imagine um grande espaço, como uma galeria, onde muitas dessas startups de base tecnológica se estabelecem para aprenderem juntas e usufruem de um mesmo local para potencializar a geração de negócios e atrair investidores. Imaginou? Pois esses espaços são chamados de hubs.

Uma maior concentração de empresas de tecnologia em fase inicial aumenta a possibilidade de elas serem vistas pelo mercado, de atraírem investidores para a causa e, consequentemente, clientes fiéis para as marcas. 

Além disso, a troca de experiência entre essas empresas possibilita que cada uma delas reforcem seus pilares e suas culturas, aprendendo com a experiência do outro. Muitas dessas hubs também podem envolver o espaço universitário, fomentado a pesquisa voltada para o mercado de trabalho.

O crescimento cada vez mais acelerado dessas empresas mobiliza o mercado e atrai o interesse de investidores. É só pensar que muitas das startups unicórnios do Brasil levaram apenas de 3 a 4 anos para se tornarem bilionárias, por exemplo.

A conectividade entre os membros desse ecossistema é essencial. Essa é a lógica das hubs: as startups compartilham experiências, os investidores aparecem para ampliar os seus negócios e os clientes podem ter cada vez mais opções de soluções em tecnologia. Mas, como integrar ainda mais esse ecossistema, ampliando o contato e o networking entre seus membros?

A solução pode estar nos eventos para hubs.

EVENTOS PARA HUBS: AMPLIE O NETWORKING ENTRE O ECOSSISTEMA DE STARTUPS!

São muitas as vantagens para se investir na produção de eventos para hubs de inovação. Veja algumas delas:

  • Muita startups costumam contratar serviços de outras startups para otimizar os próprios processos. Isso porque essas novas empresas apresentam propostas de valor mais compensatórias financeiramente, de uma maneira facilitada, graças à cultura de processos acelerados desse novo tipo de gestão. Então, como dá pra ver, o ambiente de startups já é propício para ampliar o contato entre elas;
  • Os eventos podem ajudar a estreitar laços com potenciais clientes, graças às várias oportunidades de interação que eles proporcionam
  • Eventos, também, podem potencializar e anunciar seu produto ao mercado de forma mais efetiva: lembre-se que eventos são uma das estratégias de marketing mais eficientes que existem, e o Live Marketing está aí para provar isso
  • E, por falar em marketing, produzir eventos é uma oportunidade de ver o marketing da sua empresa alavancar. Lembre-se que um evento é ma notícia. Convide um repórter de um jornal ou programa de TV para cobrir o seu evento, por exemplo, fazendo com o que ocorra uma divulgação ampla da sua empresa;
  • Finalmente, os eventos oferecem possibilidade de maior capacitação dos participantes, por meio de palestras e conteúdos – o que ajuda o ecossistema de startups como um todo e coloca o seu evento no mapa entre os eventos do nicho.

POR ONDE COMEÇAR

Já entendeu que eventos para hubs podem ser uma ótima estratégia para conectar ainda mais o ecossistema de startups, mas não sabe por onde começar? Veja as dicas de como organizar um evento corporativo:

  • Defina bem o briefing do seu evento: metas, objetivos e como alcançá-los devem estar claros na sua proposta.
  • Estabeleça margem de lucro: haverá venda de ingressos? O evento vai contar com patrocinadores? Essas são algumas formas de lucrar com um evento, ainda que o objetivo final deste seja anunciar um novo produto ou apresentar sua empresa ao mercado, por exemplo. Veja aqui algumas dicas de como capitalizar o seu evento e como conquistar patrocinadores. Veja aqui 7 dicas para medir o sucesso do seu evento corporativo.
  • Monte a programação perfeita: o público de eventos corporativos busca por conteúdos inovadores. Os eventos não deixam de ser uma oportunidade para o participante se especializar. Por isso, invista em palestras, workshop ou conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo. Aqui você pode ver dicas de como encontrar o palestrante ideal para seu evento corporativo. Convidar clientes e grandes nomes do seu ecossistema para palestrar sobre algum case também é uma boa estratégia para estreitar laços.

A INOVAÇÃO TAMBÉM ENTRA NO PLANEJAMENTO DO EVENTO!

As hubs são ambientes que exalaram inovação. Por isso, conte com soluções para eventos também inovadoras para facilitar a gestão dos eventos corporativos. Por exemplo, atualmente existem plataformas de gestão de eventos que oferecem soluções integradas, permitindo com que o organizador resolva tudo a respeito do seu evento em um só lugar. Imagine só como isso torna o projeto mais facilitado?

A começar pela disponibilidade de acesso do participante forma ágil, seja por meio de QR Code ou pulseiras NFC, que possuem códigos exclusivos para cada participante. Essas ferramentas ajudam bastante em eventos que contam com uma grande programação e uma agenda de atividades com diferentes acessos, por exemplo.

Essas plataformas contam com controle de budget, que permite aos organizadores centralizar todos os custos em um único local. Uma outra funcionalidade é a possibilidade de importar todas as planilhas em formato Excel para centralizar suas informações sobre o evento em um só lugar e controlar o orçamento disponível, facilitando a análise final do ROI do evento

InEvent, por exemplo, oferece soluções integradas de marketing para o evento. Para disparar os convites, por exemplo, é só contar com a plataforma para fazer o disparo de emails para quando o organizador decidir.

Para os clientes que queiram conhecer as funcionalidades básicas da plataforma antes de contratar um serviço mais completo, é possível fazer um plano gratuito. Assim, sua empresa descobre as vantagens de se contar com uma plataforma completa para a gestão de eventos, que facilita esse processo enquanto os funcionários podem se focar no marketing estratégico. Saiba mais aqui.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024