[Entrevista] – Eduardo Zech, Gerente de Marketing da Agência Panda

Views: 5460

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on September 12, 2019

Entenda como funciona a produção em uma agência de eventos e saiba por que a criatividade é essencial para esse trabalho

Contratar uma agência de eventos é uma prática já comum entre empresas. Essas agências têm o grande desafio de organizar ações para diferentes públicos e clientes, sempre pautadas na criatividade para atrair o participante e entregar eventos sempre incríveis ao cliente – seja de uma rede de roupas ou uma empresa de tecnologia.

Conversamos com Eduardo Zech, Gerente de Marketing da Panda Promoções e Eventos, que está a mais de 20 anos no mercado. A agência tem na cartela cientes como a Localiza Hertz e a TV Globo Minas – o que comprova a versatilidade das agências e seus desafios diários para lidar com diferentes públicos. Eduardo nos conta mais sobre a produção de eventos em agências, em mais uma entrevista do Blog da InEvent.

Qual o maior desafio de uma agência produtora de eventos, na sua opinião?

Em um cenário recessivo, novos paradigmas se impõem para as agências de eventos. A cada dia, o desafio de fazer muito mais com muito menos, passa a ser uma realidade do dia a dia das demandas na nossa área.

Neste ambiente, a inovação e criatividade serão fatores críticos para decidir quais as empresas conseguirão sobreviver e continuar em um mercado cada vez mais árido e exigente.

Não há mais espaço para amadorismos e improvisos e as agências que se adaptarem, poderão viver um novo cenário de mar azul.

Há algum tipo de evento ou evento voltado para alguma indústria que é mais desafiador de ser produzido?

Sim. TODOS (risos)! A qualidade da entrega e o nível de exigência que passa a ser o “pretinho básico” e torna o sarrafo cada vez mais alto.

Independentemente de escala ou budget, todo evento é um novo desafio a ser vencido. Entregas medíocres são inaceitáveis.

Ao longo dos muitos anos em que a Panda atua no mercado, muita coisa mudou. Principalmente a respeito da evolução tecnológica? Como vocês se adaptaram a essa nova realidade para não perder espaço no mercado? Alguns processos foram alterados?

A velocidade das mudanças aumenta de forma exponencial e investir em reciclagem e inovação passa a ser um processo cotidiano para as agências de ponta. Além da capacitação e investimento na equipe interna, o desenvolvimento de parceiros estratégicos em inovação e tecnologia é uma das formas de conseguirmos manter a nossa agência a frente de seu tempo para as demandas dos clientes. As redes sociais e novas mídias de ontem já estão diferentes hoje e assimilar este conhecimento com parceiros estratégicos e uma solução adotada para nos adaptarmos em uma realidade que muda à velocidade da luz.

No século XXI, temos diversos recursos tecnológicos que possibilitam dar mais asas à imaginação do produtor e tornar ideias mais palpáveis. Há algum recurso tecnológico que você destacaria, que já pode ser usado pelos produtores de eventos e que faz a diferença? Quais?

A realidade virtual é uma tecnologia que tem sido bastante relevante. Além de explorar uma nova fronteira sensorial para os participantes dos eventos, traz a possibilidade de realizar eventos virtuais, gerando economias gigantescas com estruturas e logística de participantes. Precisamos entender que esta tecnologia, no lugar de concorrer com eventos presenciais, pode ser um grande aliado para ampliar a participação de pessoas de todo o mundo nos nossos eventos.

O exercício da criatividade é muito valorizado no ambiente das agências. E não basta ser criativo apenas no briefing do evento, durante o brainstorm ou o storytelling: a criatividade é a solução para entregar exatamente o que o cliente precisa, quando possível.

Porém, como exercitar essa criatividade? Existem várias técnicas fáceis para incorporar esse fator na rotina do seu trabalho, além de tecnologias que permitem ao organizador dar asas à sua imaginação criativa.

A criatividade pode estar aliada a processos rotineiros do produtor de eventos, como estabelecer a persona-alvo do evento, fazer um bom storytelling da marca ou do próprio evento em si… qual dica você daria para o produtor de eventos poder usar da sua criatividade em processos que já são costumeiros do produtor de eventos?

Acredito realmente que um dos fatores críticos para o sucesso, independente da área, seja a criatividade. Defendo muito o conceito de que a criatividade não é uma habilidade inata e qualquer pessoa, com treinamento e prática, pode desenvolver esta qualidade. E, muito mais do que ideias brilhantes e candidatas a prêmios, o uso da criatividade em processos aparentemente burocráticos e alienantes, pode ampliar muito a eficiência e os resultados dos eventos. A atividade de produção de eventos tem como uma das premissas ser criativa e quando ela permeia todas as etapas do processo de concepção e produção de eventos, o sucesso é uma consequência natural.


*

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024