[Entrevista] Luiz Bellini, diretor de eventos do Salão do Automóvel

Views: 5413

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on September 25, 2019

Luiz Bellini é diretor de eventos do Salão do Automóvel, considerado o 3º maior salão da indústria automobilística do mundo.

Conversamos com ele sobre live marketing e sobre como manter um evento tão longevo, ao mesmo tempo em que esse modelo de negócio exige inovações cada vez mais disruptivas. 

Na sua opinião, quais os maiores desafios de se organizar um evento automobilístico?

Depende da proposta e do tamanho do evento, claro! Brincadeiras à parte, nós organizamos eventos e feiras no mundo da mobilidade para diferentes públicos. O Salão do Automóvel é o principal evento do setor na América Latina e um dos maiores do mundo, com forte apelo para o consumidor – o que chamamos de B2C. Ainda nesta frente, organizamos o Salão Duas Rodas, para o mundo dos motociclistas, que possui características muito diferentes. É um público com uma paixão única!

Organizar um evento para o consumidor final requer dedicação e atenção em diferentes pontos que um evento B2B não possui, como por exemplo venda de ingressos, campanha de marketing em grande mídia e planejamento de experiência com foco em entretenimento.

No mundo B2B da mobilidade organizamos a Automec, feira dedicada a autopeças, equipamentos e serviços para os setores de reposição e reparação de veículos, a Fenatran, orientada ao transporte rodoviário de carga, a ExpoFenabrave, que engloba com as concessionárias e o New Mobility, mais novo evento que trata do novo mundo da mobilidade com temas como carro e serviços compartilhados, inovação e startups, veículos elétricos e híbridos, tecnologias autônomas e cidades inteligentes.

Nestes eventos, o maior desafio é cruzar os interesses dos visitantes com os produtos e serviços dos expositores. Para isso, é fundamental usar tecnologia, inteligência dos algoritmos e fazer o que chamamos de matchmaking. Assim, conseguimos recomendar para os visitantes os expositores que atendam aos seus interesses.

Cada evento tem a sua especificidade, dificuldade e paixão. Para cada um, precisamos conhecer e se relacionar com os expositores e entender o desejo dos visitantes.

Que tipo de de tecnologias o Salão do Automóvel utiliza para oferecer a melhor experiência ao participante? Por que essas tecnologias são importantes para a gestão do evento como um todo?

Quando falamos de Salão do Automóvel, tratamos de um evento que mudou de posicionamento de 2014 para 2016 e está em evolução constante na adoção de tecnologia e experiência do visitante, criando um ambiente de entretenimento.

Em 2018, nós criamos experiências a partir do ingresso. Por exemplo, o Box Super Fã possuía produtos da marca Salão do Automóvel e oferecia acesso a áreas exclusivas. Com o ingresso Premium Experience, criamos uma experiência completa com hospedagem em hotel de luxo, carro super luxo à disposição, máquina de café de presente, concierge e acesso a áreas exclusivas.

O aplicativo completava as experiências com uma timeline para publicação de fotos e possibilidade favoritar o que a pessoa mais gostou no Salão. Ainda, neste mundo digital, oferecemos ao visitante o ChatBot, que apelidamos de Fred, para tirar dúvidas sobre informações gerais do evento, experiências que iam acontecer e fazer agendamento de Test Drive – que esgotou em duas semanas.

O uso da tecnologia faz parte do Salão do Automóvel e só tende a melhorar. Para 2020 estamos preparando um novo sistema para completar a experiência do público e ampliar o relacionamento dos visitantes diretamente com as marcas – será inovador!

Qual a importância do marketing digital para a divulgação do Salão do Automóvel nos dias de hoje?

Nosso investimento em Marketing Digital cresce em ritmo de 2 dígitos a cada edição desde 2016. Para 2020, teremos investimento recorde nesta frente, não só pelo marco de 60 anos que o Salão do Automóvel fará, mas, principalmente, porque o marketing digital nos dá dados, métricas, para saber se estamos investindo da melhor maneira.

Temos quatro principais ações em marketing digital: campanhas em CPC, campanhas em impressão, conteúdo e e-mail marketing. Destas 4 ações, entendemos os dados e alteramos a rota e o investimento quando necessário.

Para você ter uma ideia da importância deste mundo digital para nós, o Salão do Automóvel é o maior do mundo em números de seguidores, com quase 1 milhão de pessoas em nossas redes. Somente no Instagram a nossa taxa de engajamento cresceu 355% entre 2016 e 2018. Nós geramos mais de 27 milhões de impactos no período de Salão 2018.

Salão do automóvel (Foto: Divulgação)

Agora, falando da tecnologia experimentada no evento em si: simuladores e tecnologias de realidade virtual são uma das grandes atrações do evento, certo? Explique como essas inovações mudaram a maneira como o participante vive a experiência o evento,

Estas ativações fazem parte da era do Live Marketing. Simuladores de corrida, tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada, gamificação, mapping, totem interativo, etc. Tudo isso faz a experiência no evento ser mais rica.

Experiência é igual a conhecimento obtido por meio dos sentidos – qualquer que seja. 

Toda empresa que participa de evento precisa ter muito bem definida a sua estratégia para gerar experiência nas suas ativações. A tecnologia ajuda a tornar a experiência mais completa. Por exemplo, algumas montadoras utilizam realidade virtual para mostrar um carro por dentro, uma tecnologia embarcada, uma suspensão em funcionamento, etc. Algo que o visitante só poderia conferir em visita a uma fábrica.

Qual a principal novidade tecnológica divulgada no último Salão do Automóvel que pode animar os apaixonados por carro?

No Salão de 2018, o tema “inovações no mundo automotivo” foi o segundo mais mencionado pelos visitantes nas nossas pesquisas, com 40% de votação. 54% do público que frequenta o Salão que ver os lançamentos e experimentar os veículos, mas também quer entender como a tecnologia e a inovação pode melhorar a experiência ao volante. O destaque da edição passada foram as tecnologias aplicadas nos carros elétricos, que marcou o Salão como “Eletrizante”.

Como será o carro do futuro, na sua opinião?

Essa é a famosa “pergunta de um milhão de dólares”, não há dúvida. 

Acredito que o carro do futuro será uma grande plataforma de mobilidade conectada com outros modais, de forma inteligente e autônoma.

 Não há dúvida que a tecnologia estará cada vez mais embarcada e conectará os carros com às cidades, tornando nossa vida mais prática.


Leia mais sobre eventos automotivos e tecnologia:

[Infográfico] Dicas incríveis de como inovar em um evento automotivo

[Entrevista] Pablo Barros, pesquisador da Universidade de Hamburg: Tecnologia em eventos

ebook
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024