Posted on September 11, 2016
A assinatura do Acordo de Paris por 195 países, em dezembro do ano passado, deixou claro que a busca pela redução das emissões de carbono, responsáveis pela mudança climática, vai ganhar mais e mais espaço dentro das agendas governamentais. Eventos sustentáveis já existem há alguns anos, e receberam um importante impulso com novas tecnologias tais como os app para eventos.
Por que produzir um evento verde?
Um evento com critérios sustentáveis tem vários pontos positivos. O Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep). em sua publicação Green Meeting Guide:
Redução de custos – A economia de energia e água, redução do uso de papel e de resíduos e a aquisição de produtos locais podem representar um corte significativo nos custos.
Inovação – Produtos e serviços sustentáveis, com frequência, trazem algum tipo de inovação em relação aos tradicionais. O que pode interessar à parcela do seu público mais ligada em tecnologia. Ao empregá-las, os organizadores contribuem para seu desenvolvimento. Também demonstram que estão alinhados com as tendências mundiais do setor.
Conscientização – Através do seu evento, você poderá elevar a conscientização do seu público em relação às práticas sustentáveis. Esta divulgação, inclusive, pode ser incluída no programa de marketing, tendo em vista a imagem positiva que irá causar.
Para organizar um evento sustentável, será necessário um planejamento inicial. Leve em conta a definição de local, fornecedores e prestadores de serviço. Inclua também a conscientização adequada dos colaboradores que vão atuar junto ao público. Existe, inclusive, uma norma internacional (ISO 20.121) que estabelece a metodologia para a adoção de um sistema para o gerenciamento da sustentabilidade em eventos.
Realize eventos sustentáveis com esta dica:
Economia de água e energia – Na busca do local do evento, verifique se as instalações possuem instalações que reduzam o uso de água e energia.
Redução do uso de papel – Reduza o custo financeiro e ambiental das impressões. Utilize os meios virtuais oferecidos pelas novas tecnologias. Pode ser um app para evento, no qual os participantes dispõem de agenda, e outros serviços via smartphone ou tablet.
Materiais recicláveis e biodegradáveis – A utilização de materiais recicláveis deve se estender às instalações provisórias. Eventuais materiais impressos e até em brindes oferecidos aos participantes, como ecobags, por exemplo. Já existem inclusive copos descartáveis, porém mais resistentes e biodegradáveis, disponíveis no mercado.
Redução de resíduos – Eventos sustentáveis devem reduzir ao máximo a quantidade de resíduos que será efetivamente descartada. Isso inclui a doação de alimentos não utilizados.
Uso de transporte público – A escolha de um local com farta disponibilidade de transporte de massa, principalmente metrô, vai reduzir a pegada de carbono(a emissão de carbono causada pela atividade) do transporte individual.
Consumo de produtos locais e/ou orgânicos – Sempre que as circunstâncias permitirem, opte por encomendar produtos locais. Isso reduz o impacto ambiental do transporte e favorecendo a produção local. No que se refere a alimentos, o uso de produção orgânica (devidamente certificada) poderá ser um diferencial importante.
Compensação de emissões – Eventos de maior porte podem ter suas emissões de carbono calculadas para fins de compensação. Isso pode ser feito através de programas de restauração florestal realizados por organizações não-governamentais, como o SOS Mata Atlântica.
Após o evento, avalie e mensure a adoção de suas práticas sustentáveis e utilize esses dados para orientar iniciativas futuras. E fique atento: novas tecnologias para eventos sustentáveis estão sendo desenvolvidas constantemente. Ao adotá-las, estaremos legando um futuro melhor para as futuras gerações.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]