Posted on September 11, 2016
A criação de uma estratégia vencedora para o uso do marketing de conteúdo (content marketing) na divulgação de eventos nem sempre tem a devida atenção por parte dos organizadores. Entretanto, desenvolver o conteúdo adequado – e disseminá-lo de forma digital, com um aplicativo para eventos – é um dos melhores caminhos para chamar a atenção dos futuros participantes.O conteúdo bem elaborado, além de trazer resultados positivos em termos de promoção, também contribui para um maior envolvimento dos participantes com o evento, fazendo com que possam conectar-se, interagir e compartilhar esse material entre si. Já temos ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias para promover o engajamento, tanto virtual quanto físico, nos eventos – basta saber utilizá-las. Com os passos a seguir, será possível construir conteúdos para a fase pré-evento que atendam a essas finalidades com mais eficácia.
Especifique seus objetivos
Se você está criando uma mensagem para motivar um comportamento, as razões são importantes. Alguns objetivos podem ser os seguintes:
-> Atrair mais participantes
-> Criar novas oportunidades de vendas para exibidores ou patrocinadores
-> Reduzir cancelamentos
Vá além das motivações tradicionais
Para saber que tipo de marketing de conteúdo utilizar, é importante conhecer bem o seu público e encontrar aquilo que será mais atraente, o que vai chamar sua atenção ao ponto de levá-lo a se inscrever. Dependendo do tipo de evento, algumas motivações são óbvias: troca de experiências, aprimoramento profissional, networking…Mas, para a produção de um conteúdo inovador, você pode levar em conta outras questões, que poderão, inclusive, ser pesquisadas junto a grupos menores representativos do público que você quer atingir.
–> Que preocupações têm seu público?
-> Quais são seus pontos críticos?
-> De que forma a programação/atrações/exibidores poderão atuar nesses aspectos?
-> Se necessário, use as mídias sociais para descobrir esses pontos, inclusive para influenciar as atrações ou temas em debate.
Analise o material disponível
O acervo disponível sobre o evento pode incluir artigos, vídeos, livros ou e-books, áudios, material impresso e imagens em geral. Verifique se esse material é suficiente para o desenvolvimento do marketing de conteúdo, de acordo com as necessidades que você identificou anteriormente, ou se existem lacunas. Você também pode levar em conta o material relativo a:
-> Palestrantes ou convidados
-> Exibidores e/ou patrocinadores
Escolha os canais mais eficientes
Desenvolvido o marketing de conteúdo, é hora de definir como vai transmitir sua mensagem. Nos dias atuais, essa estratégia não pode deixar de levar em conta o mobile, mas também outras questões precisam ser levadas em conta. Deve ser usado material impresso? Que tipos de mídias sociais devem ser empregadas em cada conteúdo? Algumas dicas são importantes:
-> Use as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) para que os interessados encontrem seu evento com mais facilidade nas buscas
-> Integre o seu aplicativo para eventos às demais mídias sociais e adapte o conteúdo ao mobile.
-> Vincule o conteúdo às suas atrações, seja com entrevistas de palestrantes ou promoções de exibidores/patrocinadores
Avalie os resultados
As novas tecnologias oferecem um grande volume de dados que podem ser analisados para verificar o grau de eficácia da estratégia escolhida para o marketing de conteúdo. Entre elas, podemos citar:
–> Visualizações/downloads
-> Geração de leads
-> Compartilhamento
-> Vendas