Posted on September 11, 2016
No blog post de hoje falaremos dos três princípios básicos para o marketing de eventos. Eventos são uma excelente oportunidade para conhecer pessoas, aprender com especialistas, compartilhar conhecimento. Também, ter retorno financeiro, tanto para os organizadores quanto para os patrocinadores. Um evento bem realizado traz satisfação não somente para seus participantes. Traz também para quem investiu tempo e recursos para torná-lo uma realidade.
Para que seu evento seja um sucesso, nos dias de hoje, não é mais possível dispensar as ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias – e isso não quer mais dizer a simples criação de um site na Internet ou a divulgação via e-mail. Estes já são itens básicos, e podem-se dizer clássicos, do planejamento de marketing de eventos. Redes sociais, conteúdo relevante e viral e o aplicativo para eventos surgem como estratégias fundamentais para o marketing de eventos num mundo conectado.
Levando-se em conta que pesquisas mostram que um usuário médio de smartphone checa seu aparelho 110 vezes ao dia, é lógico supor que um evento que tenha divulgação eficiente vai tentar captar um pouco desta atenção. E, melhor ainda, o uso do mobile vai tornar a experiência mais duradoura, ao favorecer o engajamento pré, durante e pós-evento.
Esta é uma tendência que se consolida no mundo. Uma Pesquisa aponta que 87% dos encarregados da área de marketing acreditam que os participantes dos eventos que promovem compartilham suas experiências e o conteúdo dos eventos pelas redes sociais. Para 70%, estender o alcance e amplificar o evento nas redes sociais é extremamente importante.
Da mesma forma, o percentual de organizadores de eventos que reconhecem a importância do aplicativo para eventos vem crescendo nos últimos anos, superando a marca dos 80%, de acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. É o reconhecimento de que as novas tecnologias já ganharam seu espaço definitivo na organização de eventos, e não há como voltar atrás.
Siga estes 3 passos para ter um ótimo Marketing de eventos
1. Crie conteúdo relevante
Ainda que o mobile seja considerado por todos os especialistas como muito importante, também é certo que o público-alvo do seu evento está cada vez mais demandando conteúdo de alta qualidade. Seu planejamento de marketing deve incluir, atualizações periódicas; vídeos e fotos sobre os palestrantes e/ou eventos anteriores, além de informações curtas sobre o evento. O feed de notícias do app é um bom canal para a difusão desse conteúdo.
2. Use as redes sociais
Para levar seu conteúdo para um público mais amplo, as redes sociais são mais do que convenientes. Tornaram-se uma necessidade. Utilize esses canais de forma adequada para garantir máxima visibilidade, despertando o interesse do público na etapa pré-evento. Criando buzz durante sua realização; e reunindo os dados sobre o evento para avaliar seus resultados. Em todas as etapas do evento as redes sociais são úteis para estender o alcance da sua mensagem e maximizar o retorno dos patrocinadores.
3. Personalize com o aplicativo
O aplicativo para eventos personalizado, com sua marca, será o seu canal direto para os participantes. A melhor estratégia é disponibilizá-lo para download com antecedência. O que assegura mais tempo para a criação do engajamento através de notificações, novidades da programação e mensagens dos patrocinadores. O aplicativo para eventos enriquece a experiência dos participantes. Também gera uma sensação de comunidade e de objetivos compartilhados.
O uso do mobile e das redes sociais já são um hábito consolidado no dia a dia. Eventos que seguem estes princípios básicos certamente serão mais valorizados ao acompanhar as modernas tendências do setor.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]