Mídias Sociais, com Orkut Buyukkokten [Entrevista]

Views: 6550

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on June 19, 2019

“Eu vejo um futuro onde as mídias sociais vão conectar as pessoas de forma autêntica.”

Na história das mídias sociais, houve um tempo em que apenas uma delas representava mais da metade de todas as visualizações de páginas do Google. A rede se chamava “orkut.com”, como uma homenagem ao seu criador: Orkut Buyukkokten.

Quinze anos depois, o empreendedor visionário fala da sua mais famosa criação. Ele destaca as diferenças nas mídias sociais daquele tempo e de agora. Finalmente, ele também traz notícias sobre o “hello.com“, seu principal projeto na atualidade. É assim que Orkut Buyukkokten pretende revolucionar novamente o mundo das comunidades digitais.


InEvent: Quem é o Orkut Buyukkokten quando não está planejando o próximo grande projeto?

O que eu mais gosto de fazer quando não estou trabalhando é passar um tempo com meus amigos e conhecer novas pessoas. Meus amigos são o sol da minha vida. Eu também gosto de ler e sou um geek de coração. Eu realmente gosto de ficção científica, quadrinhos, videogames e programação. Outra paixão minha é a massagem. Eu fui para a escola de massagem por dois anos e me tornei um massagista certificado. Mas acima de tudo, eu adoro estar cercado de pessoas e passar tempo com elas. As pessoas me energizam.

Orkut Buyukokten
Orkut Buyukkokten, criador do orkut.com e hello.com (Foto: Divulgação)

IE: As pessoas interagem através da internet desde que ela nasceu. Nós tínhamos, mIRC, ICQ e outros canais icônicos usados ​​muito antes de qualquer mídia social de massa aparecer. No entanto, devido às proporções alcançadas pelo orkut.com, que chegou a ter mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, não há dúvida de que foi uma revolução. Quais são as principais inovações trazidas pelo orkut.com, na época em que foi lançado, em 2004? Você o classificaria como o pai das mídias sociais do jeito que são agora?

O orkut.com tinha mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo e tornou o mundo um lugar melhor porque nos aproximou. A principal inovação que eu diria foi criar uma sociedade online genuína, receptiva e expressiva, conectando as pessoas de maneira significativa, que muitas vezes acontecia através das comunidades.

Isso aconteceu em uma época diferente, quando as redes sociais tinham como objetivo permitir conexões autênticas e criar momentos mágicos. Tivemos vários desses momentos juntos, quando conhecemos novos amigos, encontramos amor e até criamos famílias por meio das redes sociais.

As mídias sociais têm cobrando o preço, na última década. As redes sociais deveriam nos conectar a todos e criar um mundo melhor, mas o que eles fizeram na década passada, ao contrário, nos leva à ansiedade, depressão, isolamento e infelicidade.


IE: O orkut me lembra de quando a mídia social era para se divertir. Hoje em dia as redes sociais são um negócio sério. Marcas e profissionais de marketing entram na mente das pessoas para saber o que querem e estão dispostas a pagar. Você já pensou que as coisas aconteceriam assim? Como você vê isso?

Atualmente, as mídias sociais estão otimizando sua tecnologia, algoritmos, machine learning e inteligência artificial para maximizar o tempo gasto e o número de cliques em publicidade. Marketeiros, marcas, corporações e acionistas são a prioridade, não o usuário.

Hoje, o objetivo principal dos feeds é ajudar as pessoas a se promoverem e fazer com que seus amigos e seguidores se interessem pelas postagens. Isso resultou em uma cascata artificial de momentos falsos que as pessoas começaram a criar e a consumir. Eu realmente acredito que as mídias sociais deveriam ser para o usuário, para otimizar sua felicidade e permitir conexões significativas.

Orkut Buyukkokten

IE: Você é agora o Fundador e Head da Hello, uma rede social que promete conectar as pessoas em torno de suas paixões. O que você está trazendo de suas experiências anteriores no universo da tecnologia e o que você está fazendo de forma diferente de seus projetos anteriores?

O recurso mais amado no orkut.com foi o “Comunidades”. Então, elas forneceram uma saída natural para as pessoas se reunirem em torno de coisas que tinham em comum e eram apaixonadas. Projetamos toda a experiência do hello em torno das comunidades.

Temos um nível superior de categorias de interesse que chamamos de personas. Isso torna tudo muito natural, fácil e divertido de se conectar com outras pessoas que são apaixonadas pelas mesmas coisas que você. O hello também mantém o conteúdo muito organizado e detectável. Além das personas, apresentamos comunidades criadas pelo usuário, assim como fazíamos no orkut.com.


IE: Como o visionário que você é, como imagina que serão os próximos 10 anos da interação social e virtual? Como vai ser quando as coisas saírem das telas, na chamada internet das coisas?

Eu imagino um futuro em que as redes sociais conectem autenticamente as pessoas em todas as facetas de suas vidas. Não será apenas online, mas em locais físicos que unem as pessoas – um café, uma conferência, a academia. Você encontrará pessoas que compartilham seus hobbies, que adoram ir a novos restaurantes, ler o mesmo tipo de livros ou alguém para assistir o mesmo gênero de filmes que você adora. Você encontrará outros que estão enfrentando os mesmos desafios que você e estarão lá para ajudar. E quando você se mudar para uma nova cidade ou começar um novo emprego, será uma transição mais fácil, pois você já saberá que alguém está fazendo um novo lugar um pouco menos solitário.

Continue aprendendo. Domine tudas as técnicas e ferramentas que os melhores Produtores de Evento já utilizam:

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024