Relacionamento com o cliente: a importância do almoço e jantar de negócios e como organizar um

Views: 6895

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on August 1, 2019

Neste artigo, vamos falar sobre uma estratégia utilizada para aproximar o relacionamento com o cliente mais antiga que o próprio conceito de marketing: o almoço e o jantar de negócios

Não é de hoje que eventos de pequeno porte são valorizados pelas empresas. Os jantares e almoços para clientes ajudam a estreitar laços e fechar um negócio sem o engessado ambiente corporativista.

Por que um jantar de negócios é importante?

Alexander Hamilton, o grande Secretário do Tesouro dos EUA , já dizia: “As decisões estão acontecendo durante os jantares”. E ele não estava errado.

Esse tipo de evento quebra a formalidade de uma reunião na empresa, promovendo uma aproximação mais natural entre cliente e vendedor, costumer success, fornecedor, etc. Jantares e almoços corporativos têm a vantagem de serem voltados para um só cliente – na maioria das vezes – o que mostra a intenção da empresa em resolver as dores específicas daquele caso. Esses eventos são, ainda, mais flexíveis em relação ao local onde podem ser realizados, podendo acontecer em restaurantes, hoteis ou até no terraço da própria empresa. 

Quando é hora de organizar um jantar com cliente?

Sabendo da importância desses pequenos encontros, o setor de marketing ou customer success têm um desafio: descobrir qual a hora certa de organizar esses eventos e para qual cliente essa estratégia parece funcionar. 

Para isso, é preciso entender bem o momento de cada cliente da empresa: há algum contrato que precisa ser fechado com mais urgência, para não perder o timing da necessidade do cliente? Existe a necessidade de aproximar o contato com algum cliente ou parceiro de negócios, para fortalecer o relacionamento? Essas perguntas podem estar na sua cabeça quando o assunto é organizar jantares e almoços, mas, na verdade, esses eventos são importantes por si só porque podem colaborar – junto a outras estratégias – para diminuir o churn de uma empresa. Isso porque eventos exclusivos para um cliente ajudam a mostrar que a empresa se importa com suas necessidades e está lá para atendê-las, na medida do possível, com a ajuda de suas soluções. Lembre-se que cliente é rei!

Além disso, os eventos desse tipo podem ajudar na geração de novos leads, para conexões B2B, branding… algumas empresas também organizam jantares com clientes e happy hours corporativos para apresentar algum novo produto ou funcionalidade para um cliente atual ou futuro.

Por fim, o jantar de negócios é uma opção de estratégia de marketing para o meio e fundo de funil. Esse é o estágio no qual a empresa já conseguiu atrair a atenção de potenciais clientes, mas precisam de um “empurrãozinho” para fechar um contrato ou simplesmente estabelecer conversões. 

Entenda o seu cliente

Já sabe para quais clientes organizar um jantar ou almoço corporativo? Ótimo! Depois de escolhê-los, é importante analisar bem o perfil desse cliente e suas principais necessidades.

Compare todas as informações obtidas sobre o cliente com as personas (ou seja, o relatório sobre o seu público) que sua empresa contempla. É importante ter um relatório de personas e consultá-lo de tempos em tempos, especialmente em ocasiões como essa. 

Se você não faz ideia de por onde começar, dê uma olhada neste texto sobre plano de marketing e como implentá-lo para organizar esse setor na sua empresa.

Jantar de negócios: Como organizar?

Após estudar a fundo o seu cliente e a persona relacionada a ele, é hora de fazer escolhas fundamentais. Onde será o jantar de negócios? Terá um clima mais informal, com bebidas alcoólicas, ou será um evento mais formal e objetivo?

Esse tipo de evento pode acontecer em restaurantes, hotéis ou em um espaço privado contratado pela sua empresa. A escolha do local deve se adequar à quantidade de convidados e ao nível de privacidade requerida.

É importante definir detalhes como a opção de pratos – certifique-se se seu cliente tem restrições alimentares para evitar constrangimentos! – além do tipo de serviço oferecido. Muitos jantares costumam variar entre o serviço americano (self-service) ou à francesa (servido por garçons, com atendimento contínuo). Tudo vai depender do perfil do cliente em questão e do tipo de assunto que irão tratar.

Planejamento em primeiro lugar

Planejamento estratégico é fundamental, inclusive para a organização de eventos de pequeno porte, como jantares! Lembre-se que até mesmo por trás de ações aparentemente simples como essas, são envolvidas metas, objetivos e custos. Assim, você consegue tirar mais proveito do seu jantar de negócios, a partir de uma estratégia bem definida. 

Organize os custos

O setor de eventos, marketing ou CS de uma empresa precisa se atentar para o planejamento de custos e geração de valor em cima dessa ação.  É preciso conscientizar todos os envolvidos que um evento de pequeno porte é um investimento e precisa de uma análise clara de ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Assim, sua estratégia tem ainda mais chances de sucesso.

Centralize informações

Ao organizar um jantar corporativo e ter sucesso na ação, o ímpeto de torná-la uma rotina na empresa é grande. Por isso, é importante ter em mente os custos e o planejamento a longo prazo.

A tecnologia já ajuda muitos organizadores de eventos nessa missão. Já existem plataformas de gestão de eventos, como a InEvent,  que oferece soluções integradas, permitindo com que você resolva tudo a respeito do seu evento em um só lugar. Nela existe  a funcionalidade de controle de budget, que permite aos organizadores centralizar todos os custos em um único local. É possível, ainda, importar todas as planilhas em formato Excel para centralizar suas informações sobre o evento em um só lugar e controlar o orçamento disponível, facilitando a análise final do ROI do evento

A InEvent ainda oferece soluções integradas de marketing para seu evento. Para disparar os convites, por exemplo, é só contar com a plataforma para fazer o disparo de emails para quando você decidir. Saiba mais sobre a plataforma aqui.

Domine o tópico; pesquise!

Tudo certo com o planejamento de custos que envolvem o evento? Perfeito! Agora, é a hora de planejar e treinar a respeito dos tópicos que serão abordados durante a conversa com seu cliente.

Busque informações a respeito do mercado em que ele está inserido, elenque suas soluções, pesquise sobre o cliente em questão, mostre que sua empresa está lá para proporcionar a melhor experiência para ele a partir de suas soluções. 

Timing ideal

Como tudo o que envolve o ambiente corporativo, o timing é importantíssimo em um jantar de negócios. E, por timing, estamos nos referindo desde chegar pontualmente no encontro até saber qual o melhor momento para fazer o convite – especialistas definem que uma semana antes é o ideal, para não pegar seu convidado de surpresa.

Além disso, ter o bom senso de permitir com que seu cliente escolha o que vai consumir antes de entrar em assuntos corporativos. Lembre-se que, apesar de ser uma estratégia de negócio, ainda se trata de um jantar. Etiqueta também é fundamental! 

E aí, pronto para organizar seu jantar de negócios e revolucionar a experiência do cliente?

jantar de negócios
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024