Posted on September 12, 2017
Pode até parecer que ainda está longe, mas o final de ano já está próximo, principalmente para as equipes de Marketing e de RH, responsáveis pela organização da festa de confraternização da empresa. Esse será o momento de comemorar as vitórias e dar um novo gás no ânimo dos colaboradores que, com certeza, viveram momentos de ansiedade em 2017.
A festa de confraternização é uma ótima ferramenta para avaliar o clima organizacional da empresa, aumentar o engajamento dos colaboradores com o negócio e também com pessoas de diferentes setores, incentivando a colaboração e troca de experiências. Isso sem deixar de lado a diversão.
Não adianta apenas pensar nos custos financeiros, é preciso pensar na relação custo/ benefício. Plataformas de gerenciamento de eventos agilizam a organização e ampliam o engajamento entre os participantes, divulgando conteúdos, comentários e aproximando as pessoas. Afinal, um dos objetivos é acabar com a falta de comunicação entre departamentos que ainda possa existir dentro da empresa.
E como garantir que a festa de final de ano será um sucesso? Confira dicas para promover uma festa de confraternização inesquecível:
Alinhe o evento à cultura e aos objetivos do negócio
Em primeiro lugar, define se a festa de final de ano irá reunir apenas funcionários ou se também serão convidados clientes e leads. E também se a família dos colaboradores irá participar. Isso depende da cultura da empresa e dos objetivos por trás dessa reunião – a empresa é jovem, inovadora, ou mais conservadora? Dependendo do perfil, esse encontro pode ser uma animada festa com pista de dança e DJ, um coquetel mais formal ou, ainda, um churrasco reunindo toda a família.
Escolha o melhor local
Definido o tipo de festa de confraternização, é hora de começar a pré-selecionar locais e definir qual a melhor data. Lembre-se que quanto mais você de demorar a reservar o local e data, mais complicado será conseguir um espaço. O ideal é que o espaço permita diversos tipos de decoração e seja de fácil acesso, no caso de empresas de pequeno e médio porte, com atuação mais regional.
Já no caso de grandes empresas, com escritórios distribuídos em diversos locais, ou em diversos países, em geral a melhor opção é promover a reunião, seja uma festa de final de ano ou uma convenção. Ajudamos recentemente a Cielo na convenção para seus colaboradores em um resort. Essas ações sempre ajudam a reunir pessoas que até talvez só se conhecessem pelo Skype ou outros softwares de comunicação. Para facilitar a organização de uma reunião desse tipo, que envolve reunir colaboradores vindo dos mais variados locais, é possível integrar toda a logística do evento na plataforma digital de gerenciamento.
O aplicativo ajuda na comunicação antes, durante e depois do evento também, enviando informações personalizadas para cada participante como voos, opções e escolha de quartos do hotel e traslado, entre outras informações para agilizar o processo de hospitalidade. Para a organização, essa funcionalidade permite gerenciar a lista de quartos e controlar, no dispositivo mobile, a bagagem dos participantes na chegada e na saída, rastreando, em minutos, milhares de malas com etiquetas com QR Codes.
Organize o roteiro das atividades da festa de confraternização
A festa pode ter um tema e sempre deve incluir uma atração, adequada para o perfil da empresa e de seus funcionários. Pode ter um show, stand up, DJ e palestras. A equipe de RH certamente conhece a cultura da empresa e poderá definir o que pode engajar os colaboradores. Se houver um tema definido, deixe bem claro no convite se há necessidade de algum traje específico. Promova a interação entre todos os setores, com atividades que integrem todos os níveis hierárquicos. O aplicativo disponibilizado pela plataforma de gerenciamento pode ser a base para diversas atividades, como quizzes, concursos, dinâmicas, entre outros.
Defina o cardápio e bebidas
Em grandes empresas, onde a festa de confraternização reúne muitas pessoas, a oferta de bebida alcoólica é sempre uma preocupação. Mas o melhor é contar com o bom senso de todos e, claro, ficar de olho caso alguém comece a se exceder. Mas não vamos pensar nos problemas. Vamos pensar é se será servido um jantar mais formal, onde as pessoas deverão estar sentadas, ou se serão servidos mini pratos. Tudo depende do roteiro da festa. Se você ainda tiver dúvidas como proceder, faça um quizz com os participantes para não ter mais dúvidas de como agradá-los.
Além disso é importante conversar com diversos fornecedores para garantir a qualidade e um preço justo.