Futurismo e habilidades profissionais para o mercado com Ricardo Cancela

Views: 6192

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on June 14, 2018

Na primeira edição do InEvent Future Talks, falamos com Ricardo Cancela, profissional com mais de 30 anos no mercado nacional e internacional e também um dos expoentes responsáveis pela disseminação do conceito de Inteligência Artificial no Brasil. Separamos alguns trechos da conversa a seguir. O vídeo para visualização da conversa na íntegra está no final desse blog post.

Para começar, que iniciativa sensacional que vocês estão fazendo! Eu estou dentro de um container meio suspenso dentro de uma aceleradora, um ambiente totalmente disruptivo e gostaria que vocês estivessem aqui mas vamos lá…

Crescimento Exponencial

De dois milhões e meio de anos atrás a 70.000 anos atrás, o ser humano só teve o ambiente linear de evolução. Mas há 70.000 anos atrás nós tivemos um grande salto: a revolução cognitiva (fala, escrita). A partir daí a gente começou a ter um aceleramento incrível de informação geral. Há 40 mil anos atrás até a invenção da internet geramos 12 bilhões de gigabytes de dados. Em 2002 nós geramos equivalente a 40.000 anos, em 2007 nós geramos 100 bilhões de gigabytes dados e agora estamos gerando trilhões de dados. Por isso que nós estamos falando de análise Big Data, Data Analytics, Preditivo, temos aí vários exemplos do mercado.

Em 2001 6,5% da população estava conectada à Internet – 400 milhões – Você tem ideia de que há alguns anos atrás 2015 – tinha 3,2 bilhões de pessoas – e em 2015 há 8 anos esperava-se mais 3 bilhões de pessoas. Imagina a quantidade de oportunidade que tem em relação a isso! E para encerrar esse assunto… Um ano antes de eu nascer em 1965, um dos fundadores da Intel disse que  a cada 18 a 24 meses a capacidade de processamento do chip vai dobrar e isso tem acontecido até agora. São esses expoentes que demonstram que nós estamos numa subida acelerada e até 2050 nós vamos virar de cabeça para baixo com tudo que está acontecendo – realmente vai ser um dia atrás do outro e surpresas para a área de saúde, na área de Engenharia, entre outros.

Segurança da Informação:

Eu acho que esse passo foi essencial – o Regulamento Geral de Proteção de Dados teve início com uma proposta em 2012 se não me falha a memória… Agora ela tá entrando realmente em vigor e eu acho que é fundamental eu não tenho pesquisado tão de perto área de segurança da informação mas eu tenho acompanhado dentro dos artigos das coisas que eu procuro. Direito de ser esquecido Quem não gostaria disso Isso faz parte dessa nova proposta técnica de qualquer Internauta o Internauta deve ser capaz de requisitar a exclusão dos seus dados – isso não é magnífico?

Para ver o conteúdo na íntegra, assista ao webinar e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube:

Acompanhe todos os episódios da série InEvent Future Talks:

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024