5 dicas para gerar receita com eventos gratuitos

Views: 5706

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on August 14, 2018

Realizar eventos gratuitos não significa que você não obterá receita. O marketing de eventos tem se tornado fundamental nos planos de marketing das empresas. Ele produz excelentes resultados: 44% dos profissionais de marketing têm um ROI de 3:1 com o marketing de eventos.

Não importa o tamanho do seu evento gratuito, ele trará custos. Mesmo que, inicialmente, ele seja apenas para gerar reconhecimento de marca, é necessário um planejamento para gerar receita em curto, médio ou longo prazo.

Confira 5 dicas para gerar receita com eventos gratuitos:

 

1. Ofereça opções Premium

Mesmo quando você organiza um evento com entrada gratuita, há a possibilidade de oferecer opções Premium – pagas. Muitas pessoas estão dispostas a pagar por serviços exclusivos para não precisar enfrentar filas, fazer reserva de lugares e ter experiências VIP. Como saber qual a experiência premium certa para o seu evento? Além de consultar os seus patrocinadores para possíveis ofertas exclusivas, é possível realizar uma pesquisa prévia com o seu público-alvo.

Um exemplo desse tipo de segmentação entre público geral e premium foi o evento Social Media Week Work São Paulo 2014. Os participantes pagaram um valor simbólico de R$10 para não enfrentarem filas e terem acesso garantido às palestras, mesmo se os auditórios estivessem lotados.

 

2. Fortaleça a sua marca

Em um evento gratuito, caso a empresa tenha a possibilidade de abarcar uma quantidade maior de pessoas interessadas em seu setor, é possível trabalhar o reconhecimento da sua marca ao fornecer os seus produtos ou serviços.

Durante o evento, a sua empresa pode fornecer brindes, experimentação de produtos, test-drives, etc. De forma indireta, digamos que a sua empresa é do setor hoteleiro. Você pode realizar um evento sobre o impacto das viagens de incentivo no turismo brasileiro e utilizar um belo local do hotel, fornecendo um buffet maravilhoso e bem servido, mostrando a alta qualidade do seu serviço.

 

3. Venda os seus produtos ou serviços

Parece uma opção óbvia, mas a venda de produtos ou serviços da empresa que organiza o evento nem sempre acontece. Se você acredita que realizar vendas no local é algo intrusivo, é possível fazer isso de modo discreto e sem pressionar o participante, reservando uma área específica para negócios no local do evento.

Além do mais, se os participantes compareceram ao seu evento é porque, provavelmente, eles já possuem algum interesse em fazer negócios com a sua empresa. Os incentive a adquirir os seus produtos ou serviços com ofertas especiais no evento – descontos, frete grátis ou brindes. A venda de produtos é uma forma prática de gerar receita em eventos gratuitos. Você pode, inclusive, começar as vendas no pré-evento, por meio de uma plataforma online.

 

4. Encontre empresas parceiras

Realizar parcerias com empresas que têm relação com o seu setor pode ser uma ótima forma de gerar receita. Digamos que a sua empresa venda seguros com foco em viagens. Uma possível parceria seria com uma grande agência de viagens. Durante o seu evento, a agência poderia vender os seus pacotes de viagens por uma taxa fixa ou por uma porcentagem nas vendas.

Outro tipo de parceria envolve a troca de serviços por visibilidade. Você pode exibir a marca de uma empresa para o seu público e ter acesso, por exemplo, ao espaço do evento ou ao serviço de transporte de forma gratuita.

 

5. Venda cotas de patrocínio

                                                            Evento KPMG

Caso você prefira não ter outras marcas realizando vendas no local, você pode ofertar cotas de apoio ou patrocínio para as empresas que querem ter acesso ao seu público. Os patrocínios, além gerarem receita direta, dão ao evento a possibilidade de realizar surpresas ao público, fornecendo brindes.

É importante delimitar as diferentes cotas de apoio e patrocínio, com cada uma tendo o seu valor e contrapartida específicos.

 

Você está pronto?

É importante perceber se o seu evento está pronto para a monetização. Para gerar receita com eventos é necessário planejamento e alcance suficiente de público. Use as redes sociais, convide nomes importantes do setor e explore estratégias de marketing para atrair interessados na sua marca.

 

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024