6 filmes para inspirar organizadores de eventos

Views: 11801

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on October 15, 2018

Apesar da grandeza da indústria de eventos, a quantidade de filmes produzidos sobre a temática é pequena. Ainda assim, alguns dos filmes existentes são fantásticos. Confira 5 filmes que inspiram organizadores de eventos!

The First Monday In May

Todos os anos, na primeira segunda-feira de maio, é organizada uma festa em Nova Iorque com os objetivos de arrecadar fundos para o departamento de vestuário do Metropolitan Museum of Art – The MET – e de abrir a exposição anual do setor. O famoso MET Gala acontece desde 1948 e é um dos principais eventos de moda do mundo, com muitas celebridades presentes vestindo roupas inspiradas nos temas de cada ano, feitas pelos mais famosos estilistas da atualidade.

O filme The First Monday In May (A primeira segunda-feira de maio, em tradução livre) é um documentário que mostra todos os preparativos para a realização do Baile de gala do MET, incluindo bastidores da organização do evento, preparação da exposição de 2015, tapete vermelho e o dia da festa. Para mostrar o passo a passo de como é essa organização de eventos, o diretor Andrew Rossi acompanhou diariamente os principais responsáveis pelo baile: a editora-chefe da Vogue americana, Anna Wintour, a diretora de Projetos Especiais Sylvana Ward Durrett, e o curador do Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute Andrew Bolton.

O filme estreou em 2016 no Festival de Cinema de Tribeca e pode ser assistido online em seu site oficial.

The First Monday in May Documentário, 2016. Duração: 90min. Direção: Andrew Rossi Produção: EUA

 

 

The Ultimate Wedding Planner

O documentário The Ultimate Wedding Planner estreou no Festival de Cinema de Cannes em 2014 e conta a história de sucesso de um dos mais famosos organizadores de casamentos do mundo, o japonês Yoshitaka Nojiri. O planejador de casamentos ficou famoso no início dos anos 2000 e a sua empresa, One Heart Wedding, produz cerca de 22 mil casamentos por ano, além de eventos luxuosos para clientes como Armani, Audi, Cartier, Ferrari, Dior e Moët. Ele revolucionou o conceito de cerimônia de casamento no Japão ao realizar eventos imersivos, elevando a percepção do que significa a experiência dos convidados.

O filme segue Nojiri enquanto ele constrói a sua empresa, exibindo quais são os detalhes primordiais para a sua equipe no planejamento de eventos.  É um filme que também expõe a jornada de Nojiri entre oriente e ocidente, de Tóquio e Okinawa à Los Angeles e Maui, e teve acesso exclusivo à cerimônia de renovação de votos do roqueiro Gene Simmons e Shannon Tweed, idealizada pelo japonês.

O filme está disponível On Demand.

The Ultimate Wedding Planner Documentário, 2014. Duração: 50min. Direção: Celia Evans Produção: França



 

 

O Casamento dos Meus Sonhos (The Wedding Planner)

O filme de ficção de 2001 com Jennifer Lopez, que interpreta Mary Fiore, uma conceituada organizadora de casamentos, segue a trilha das comédias românticas americanas. A personagem consegue transformar qualquer casamento em um evento romântico inesquecível para os seus participantes. A sua carreira segue com sucesso até que ela se apaixona pelo noivo de um dos casamentos que está organizando e percebe a falta de amor em sua vida.

O foco do filme O Casamento dos Meus Sonhos está mais na personagem organizadora de eventos do que no planejamento de eventos em si e inspirou muitos dos profissionais que hoje são seniors no mercado.

O Casamento dos Meus Sonhos (The Wedding Planner) Ficção, 2001. Duração: 102 minutos Direção: Adam Shankman Elenco: Jennifer Lopez, Matthew McConaughey, Bridgette Wilson-Sampras. Produção: EUA

 

A Grande Noite (Big Night)

Todos sabemos o quão importante é a alimentação de um evento e como o catering também serve para imergir os participantes na cultura local e/ou na temática escolhida. O filme A Grande Noite trata de comida, da alegria e importância de uma boa refeição, de como ela é capaz de unir as pessoas, promover interação e fazer parte da memória dos convidados.

O filme se passa nos anos 50 com o foco nos personagens de dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), imigrantes italianos nos Estados Unidos, que querem abrir um restaurante chamado The Paradise. Cada personagem tem uma característica singular: enquanto Primo é um talentosíssimo Chef de cozinha, Secondo é um homem de negócios. Para promover o restaurante, eles organizam um evento – A grande Noite –, apostando em um cardápio espetacular.

A Grande Noite recebeu o prêmio de melhor roteiro (Stanley Tucci, Joseph Tropiano) do festival de Cannes.

A Grande Noite (Big Night) Ficção, 1996. Duração: 100 minutos Direção: Campbell Scott Michael, Stanley Tucci Elenco: Marc Anthony, Tony Shalhoub, Stanley Tucci Produção: EUA

Fyre 

Um festival em uma ilha paradisíaca, um line up com as maiores bandas do momento, cheia de celebridades, com produção de um famoso rapper e as irmãs Kardashian como garotas-propaganda. O que poderia dar errado nesse evento? Tudo.

O documentário Fyre Festival relembra o desastroso festival de 2017 que foi um verdadeiro golpe de marketing: sem estrutura, sem água (!) e com péssimas condições climáticas, o festival acabou sendo cancelado em seu primeiro dia. O filme mostra como uma estratégia de marketing impressionante não é nada se o seu planejamento não for bem executado.

Fire Festival, 2019.

Duração: 1h37 minutos

Direção: Chris Smith

Produção: EUA https://www.netflix.com/title/81035279

Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street)

O filme Milagre na Rua 34 conta a história de Doris Walker (Maureen O’Hara), responsável pela organização do Desfile do Dia de Ação de Graças da loja de departamentos Macy’s, localizada na rua 34, em Manhattan, Nova Iorque. Com a demissão do ator que interpretava o Papai Noel no desfile, ela precisa encontrar um substituto de última hora. O novo funcionário (Edmund Gwenn), conhece a filha de Doris, de seis anos, e a faz acreditar que o Papai Noel é real, reforçando o poder inspirador de acreditar em algo.

Este talvez seja o mais antigo filme a ter uma personagem organizadora de eventos. A carreira não existia em 1947, mas o personagem de Doris Walker realizava tudo com uma única prancheta!

O filme original é de 1947, mas teve um remake em 1994 mantendo o enredo original com algumas pequenas alterações. A primeira versão recebeu 4 indicações ao Oscar de 1948, vencendo três delas – Ator Coadjuvante, História Original e Roteiro Adaptado.

Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street) Ficção, 1994. Duração: 114 minutos Direção: Les Mayfield Elenco: Mara Wilson, Richard Attenborough, Elizabeth Perkins Produção: EUA

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024