migração de evento presencial para online

5 vantagens de migrar eventos presenciais para eventos virtuais

Views: 13097

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on May 14, 2020

O setor de eventos foi um dos maiores afetados com a pandemia de COVID-19, tendo diversos eventos cancelados como shows, turnês, campeonatos de futebol, peças de teatro, exibição de filmes ao ar livre entre outras atividades.

O isolamento social promoveu um retração desse mercado que depende tanto de aglomeração de pessoas e por isso, os empresários do setor tiveram que reagir rápido. E quem se reposicionou, saiu na frente e conseguiu uma fatia a mais no market share.

Mas quais seriam as ações efetivas para conseguir manter-se ativo no mercado de eventos, sem depender de aglomeração de pessoas? Eventos virtuais!

Como fazer um evento virtual

Porém o mercado de eventos virtuais não era tão popularizado, até a chegada do coronavírus, por isso, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade.

Diferente de um evento presencial que necessita a mobilização de diversos profissionais, promover um evento virtual pode acabar saindo bem mais barato. Sem a necessidade de contratação de staff para bilheteria, segurança, lounge, limpeza, bar e outros, o evento virtual acaba saindo muito mais em conta.

Para realizar um evento virtual, é preciso utilizar uma plataforma de transmissão de áudio e vídeo, mas se você está pensando que uma ferramenta de videoconferência é o suficiente para comportar um verdadeiro evento virtual, você precisa ler esse artigo aqui.

Nós já apresentamos um checklist de 10 itens que você precisa se preocupar na hora de fazer seu evento virtual, por isso, neste artigo, vamos nos concentrar em 5 vantagens de migrar um evento presencial para um evento virtual. Confira:

1. É mais econômico

Um evento presencial pode ser muito caro, justamente pela quantidade de profissionais que precisam ser contratados e são indispensáveis em grandes aglomerações de pessoas, como segurança, limpeza, e bilheteria. Um evento virtual, as pessoas podem realizar a inscrição pela internet sem filas e sem demora.

2. Possibilidade de replay

Imprevistos acontecem não é mesmo? Mas imagine que a frustração de alguém que comprou ingressos para assistir a determinado evento e não pode comparecer? Dinheiro perdido e frustração.

Num evento virtual, você pode oferecer aos seus participantes a gravação do evento! Ele não poderá interagir como se estivesse assistindo ao vivo, mas pelo menos o conteúdo estará ali, disponível para a pessoa acessar quando quiser e puder.

Veja o replay do nosso último evento pela plataforma do Virtual Lobby

https://youtu.be/V74vFK-FRxo

3. Proximidade maior com o público

Imagine que você desejou fazer um curso voltado para a sua área de atuação junto a mais 50 pessoas na sua turma. A possibilidade de tirar dúvidas e construir networking fica bem mais reduzida não é?

Agora imagine participar deste mesmo curso, num grande evento virtual, com outros cursos rolando simultaneamente durante 24h? Suas chances de conseguir se conectar com as pessoas certamente aumentariam.

4. Segurança

Um evento virtual oferece muito mais segurança tanto para quem organiza quanto para quem participa, pois, diversos contratempos gerados a partir da aglomeração de pessoas, simplesmente deixa de existir.

5. Replicagem

Um modelo bem sucedido de evento virtual pode ser facilmente replicado, o que poupa muito tempo para os organizadores de evento profissionais como event planners, e para a equipe de marketing, de criar novas alternativas de campanhas. 

WebManager
© InEvent, Inc. 2024