3 tendências para eventos corporativos em 2019

Views: 11208

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on September 26, 2018

O mercado de eventos renova anualmente as suas tendências para o futuro. Em 2019, alguns hábitos ficam para trás e outros se afirmam. Os profissionais do setor que querem se manter competitivos precisam estar atentos ao que o próximo ano reserva. Confira 3 das principais tendências para 2019!

 

Marketing Experiencial

 

O Marketing Experiencial é uma tendência que continua forte para 2019 no setor de eventos. Ele tem causado impacto durante os últimos anos, oferecendo inovação na forma como o público interage com uma marca.

As ações de marketing de experiências aumentam a fidelidade entre público e marca, atraindo mais patrocinadores e aumentando o ROI. Elas não apenas adicionam um logotipo em um panfleto, mas fazem com que os participantes tenham uma relação com as marcas que os farão lembrar mesmo após o evento, promovendo também o compartilhamento nas redes sociais.

Um relatório intitulado Brand experience for Millennials (Experiência de marca para Millenials, em tradução livre), realizado pela agência Freeman, afirma que os dias nos quais o público se satisfazia em ser uma audiência passiva, ouvindo apresentações prolixas sobre um produto, acabaram. Hoje, o conteúdo precisa ser sobre exploração e descoberta, colocando o público em posição ativa.

Confira alguns exemplos de ações de Marketing Experiencial:

  • Giro Pela Vida: fruto da parceria entre a Mark UP e Instituto Avon, a ação “Giro pela Vida” aconteceu no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na luta pela prevenção do câncer de mama – outubro rosa – uma roda gigante foi instalada e uma carreta para a realização de mamografias gratuitas foi disponibilizada, além de uma tenda com vídeo de conscientização e atividades físicas coletivas.
“Giro pela Vida – Avon Contra o Câncer de Mama”. Foto Adri Felden/Argosfoto

 

  • Marcados pelo Rock: já a SKY, assim como outras marcas, aproveitou grandes festivais de música como o Rock In Rio para montar Stands e proporcionar experiências únicas aos participantes. Em uma das edições do evento, a empresa montou um estúdio de tatuagem na cidade do rock, intitulada Marcados pelo Rock. Confira o vídeo sobre a ativação sob o ponto de vista de uma participante:

 

Caso o seu orçamento seja reduzido, as ideias para proporcionar experiências ao seu público podem ser diversas, de acordo com a criatividade da sua equipe. Desde stands para tirar selfies personalizadas a viagens de incentivo.

 

Tecnologia

A tecnologia se fortalece e se mantém como tendência para o ano de 2019. Muitos eventos ainda mantêm os seus processos analógicos, os quais tendem a acabar com o passar dos anos. Os organizadores de eventos têm feito a migração das suas práticas cotidianas para o digital, automatizando tarefas e podendo focar na criação de estratégias para proporcionar experiências únicas aos participantes. Plataformas de gestão de eventos são utilizadas para auxiliar tanto os organizadores quanto os participantes, promovendo agilidade, conforto, engajamento, segurança e coleta de dados. Elas se reafirmarão em 2019.

 

 

 

A tecnologia auxilia a organização do ovento nas ações de marketing e na logística.

 

 

 

 

 

 

Os participantes ficam sempre informados sobre tudo relacionado ao evento através do App em seus Smartphones. O engajamento aumenta com a interação proporcionada pelo App, seja trocando mensagens entre eles, fazendo comentários ou durante o Q&A das palestras.

 

 

 

 

 

O processo de credenciamento tem sido facilitado através do uso de QR Codes ou de reconhecimento facial, evitando filas e atrasos das atividades.

 

 

 

 

 

 

 

Após o evento, a partir dos dados coletados, é possível obter relatórios para que os próximos planejamentos tenham um nível mais assertivo de segmentação.

 

 

 

 

 

Sustentabilidade

Talvez a maior tendência para eventos em 2019 seja a sustentabilidade. O uso da tecnologia tem permitido a redução de material impresso, o que se adequou às preocupações mundiais com o meio ambiente. A sustentabilidade também passou a fazer parte do branding de muitas empresas, o que obriga uma atenção redobrada dos organizadores de eventos.

O quesito sustentabilidade vai além da diminuição de papel. Adotar o uso de materiais recicláveis ou reutilizáveis, doar o excesso de comida, economizar energia e deixar a mínima pegada de carbono possível (quantidade de emissão de gases do efeito estufa) são algumas das atitudes que vêm sendo tomadas. Pensar em como o evento afeta o local que o recebe, qual o seu legado, também está em alta.

Para se aprofundar nessas três tendências para eventos no próximo ano e conhecer outras, confira o nosso guia de 11 tendências para eventos em 2019.

 

 

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024