[Blogpost] Era Phygital nos eventos: o que você precisa saber

Views: 6373

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on December 17, 2019

Você já deve ter ouvido falar da era phygital. Este post é um começo de conversa. Saiba como essa nova era vai impactar o mercado de eventos na próxima década e conheça algumas tecnologias que já estão acessíveis no mercado e que possibilitam o encontro entre mundo digital e mundo real.

Phygital: o digital invade o mundo real

Você já ouviu falar sobre realidade virtual e realidade aumentada, inclusive aqui no blog. Mas esses são só o exemplos mais conhecidos dentro de um vasto campo tecnológico que cada vez apresenta mais inovações. Se antigamente o digital era uma ameaça para eventos e experiências físicas, agora eles são complementares

Essa interação física e digital guiada por smartphones é o que define as chamadas estratégias da era phygital, termo criado por Kevin McKenzie, vice-presidente da Westfield Labs.

Veja a seguir alguns exemplos da era phygital nos eventos:

  • Pulseiras com tecnologia NFC
  • Beacons
  • Gamificação em apps
  • Reconhecimento facial

As interações do “mundo real” com smartphones fornecem um mapa completo da jornada do cliente – e isso é muito valioso! Entreter os participantes durante a coleta passiva de dados é uma grande oportunidade para as empresas entenderem o comportamento desse novo consumidor, que exige conexão humana e navegação tecnológica na mesma jornada.

Essa era phygital, é claro, já invadiu o mercado de eventos. Basta pensar em tecnologias que conectam o mundo real com o digital, como as pulseiras NFC. Além de permitirem o acesso ao evento, essas pulseiras também servem para segmentar os participantes a partir do nível de oportunidade para o seu negócio. O NFC e QR Codes ainda ajudam a registrar as principais informações de contato do participante – tudo ao alcance de um smartphone.

Veja como funciona a segmentação de leads da InEvent, que pode ser considerado um exemplo de como a era phygital começa a invadir o mercado de eventos:

Os organizadores que usam NFC ainda podem acesso instantâneo aos pontos críticos de seus eventos. Se houver congestionamento em uma determinada área, por exemplo, esse organizador poderá tomar ações rapidamente e realocar recursos para isso.

E para os participantes, há ainda mais vantagens no phygital, que ajuda a melhorar sua experiência no evento, como filas mais curtas ou mesmo sem filas – além da possibilidade de fazer pagamentos sem dinheiro, apenas encostando sua pulseira em um smartphone.

Eventos do futuro, tecnologias do presente

Dessa forma, os aplicativos de eventos estão transformando a maneira como interagimos com o ambiente e com outras pessoas. Além disso, eles capturam dados desses comportamentos e ajudam a Inteligência Artificial a entender e prever nossos padrões. 3. O impacto de 5G, 6G e WiFi. O 5G mal está sendo implementado e o 6G já está em pesquisa.

Nosso novo ebook, Tendências de eventos corporativos para 2020, mostra que essas tecnologias terão impacto, inclusive, na festivalização de eventos. Até a conferência mais chata terá a possibilidade de se transformar em um festival do tipo Coachella, graças a esses tipos de tecnologia. Já imaginou?

As experiências terão que ser repensadas quase como um parque temático. Haverá a possibilidade de adicionar entretenimento a todos os setores, como já podemos ver no ensino, para o setor educacional, ou para compras, no varejo.

Os impactos da era phygital

As estratégias da era phygital são uma grande tendência, pois estamos vendo o mundo real e o virtual se fundindo. Se hoje os smartphones ainda são vistos como uma distração, a realidade aumentada está dando a eles um novo significado. Eles ainda são a única maneira de proporcionar aos participantes a possibilidade de aproveitar ao máximo uma experiência imersiva e totalmente interativa.

Além disso, os eventos serão uma oportunidade ainda maior para as marcas fazerem testes. Indústrias como varejo, viagens, bens de consumo e automotivo, por exemplo, sempre podem trazer uma inovação de evento que funcionou bem em suas operações diárias. Por exemplo: um espelho interativo para uma loja de roupas, que mostra a coleção da estação. Ou uma navegação no local de um hotel para alguém que está procurando um resort para passar as próximas férias.

Gostou do nosso conteúdo? Nós falamos um pouco mais sobre a era phygital em nosso novo ebook:

Faça o download gratuito do ebook Tendências para eventos 2020

Tendências para eventos 2020

Como você viu, as experiências pessoais são definitivas para as estratégias de marketing em muitos setores, como no de eventos. Em outras palavras, é hora dos organizadores e agências de eventos brilharem!

Em nosso relatório, você encontrará dados, informações, estudos de caso e recomendações sobre as 14 tendências de eventos a seguir para os próximos meses:

  • Estratégias phygital
  • O que é realmente personalização e como executá-la
  • Transmissão ao vivo (Live Streaming)
  • O fim da posse
  • Customer Experience é a nova marca
  • Economia circular / Sustentabilidade
  • Aumento de preços
  • Segurança e proteção
  • Visiconomia
  • A Geração Z precisa de contato huamno
  • Festivalização
  • Geração de conteúdo pelo participante
  • Diversidade
  • Inclusão

Baixe agora mesmo e não fique de fora das principais novidades para o setor de eventos!

Conheça também nossos outros ebooks:

Como aliar tecnologia e criatividade na organização de eventos corporativos

8 Ferramentas Indispensáveis para o Organizador de Eventos

tendências para eventos 2020
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024