Posted on August 31, 2017
Não faz muito tempo em que a maior preocupação no uso de vídeos na elaboração da estratégia de marketing para eventos estava relacionada à tecnologia – hardware, software, conexão. Hoje essa tecnologia é quase uma commodity, e o desafio está em definir qual é o melhor conteúdo para engajar todos os públicos antes, durante e depois do evento.
Definir esse conteúdo alinhado ao marketing para eventos nem sempre é fácil, e o organizador deve identificar, em primeiro lugar, o seu público alvo e qual a mensagem principal. Fique atento a que não vale a pena produzir um vídeo simplesmente focado na venda de ingressos. O público quer identificar o valor de sua participação.
Se a estratégia é atrair as pessoas que participaram do evento no ano anterior, por exemplo, exiba vídeos das edições anteriores. Mas, se a organização quer atrair novos participantes, concentre o conteúdo no conhecimento e networking oferecidos durante o evento, e também atrações locais para quem não mora na cidade.
Rapidez no processamento
E por que o vídeo tem se firmado como uma das principais estratégias do marketing para eventos? Estudo conduzido pela consultoria Demand Metric com mais de 200 executivos de marketing indicou que, entre os entrevistados, 71% confirmaram que a taxa de conversão em vídeos era mais alta do que a de texto e imagem. A explicação para essa vantagem talvez esteja na rapidez com que o nosso cérebro processa imagens – 60 mil vezes mais rápido do que textos.
Com isso, o impacto do vídeo nos eventos pode ser muito bem aproveitado, gerando rapidamente um sentimento de ansiedade entre os participantes e como incentivo para os que ainda não tenham feito a inscrição.
Antes, durante e depois
Para começar, que tal produzir um vídeo save the date, informando ao seu público alvo a data e local do próximo evento? Compartilhe esse vídeo nas redes sociais, envie por e-mail para a sua base de clientes, enfim, comece a criar um buzz.
Se essa não for a primeira edição do evento, logo após o anúncio da data comece a divulgar no hotsite do evento os vídeos das edições anteriores, mostrando o ambiente geral, o movimento nas salas de palestra e na área de exposições, depoimentos de participantes, expositores e palestrantes.
Divulgue vídeos curtos com os palestrantes, onde eles destacam alguns tópicos interessantes que serão abordados durante o evento, despertando a curiosidade. Todos esses vídeos pré-eventos devem terminar com um call to action incentivando as inscrições. Essa é a ideia – primeiro apresentar o valor e depois vender o produto.
Durante o evento, aproveite as funcionalidades de compartilhamento de vídeo oferecidas pela sua plataforma de gerenciamento de eventos para fazer a transmissão ao vivo do evento, projetar conteúdo em telões interativos, incentivar o compartilhamento de vídeos oficiais e também os produzidos pelos participantes na redes sociais.
E, depois do evento, o uso de vídeos na estratégia de marketing para eventos está em não deixar as experiências caírem no esquecimento, divulgando parte ou a totalidade das palestras relembrando sempre o valor gerado por todo o aprendizado e as vantagens do networking gerado durante os encontros. Construa estratégias de como essas ações podem se transformar em vantagem competitiva.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]