3 benefícios do uso da interatividade digital em apresentações

Views: 7506

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on May 14, 2018

O valor de uma boa palestra é inegável e, sem dúvidas, é um dos grandes responsáveis por uma experiência memorável para os participantes, seja em conhecimento ou até mesmo em identificação pessoal.

São horas de planejamento criativo e um alto investimento financeiro para impactar os participantes com um conteúdo diferenciado. Mas ainda assim conseguimos perceber que as palestras não conseguem explorar todo o seu potencial.

Por que acreditamos na interatividade?

A Revolução Digital também é conhecida como a revolução da informação e do conhecimento. Os consumidores evoluíram junto com a tecnologia e, assim como todos os outros mercados, o segmento de eventos está mudando rapidamente para potencializar cada vez mais as experiências dos participantes.

As palestras possuem uma abrangência maior e impactam muito mais o seu público quando têm soluções digitais apoiando o conteúdo transmitido. O uso de aplicativos é perfeito para sua experiência mobile.

Três razões para separar uma parte do orçamento do seu evento para ações que promovem a interação digital

#1 Aprendemos muito mais quando interagimos
#2 Com a interação digital temos maior inteligência no uso de dados
#3 Feedback assertivo para os palestrantes

 1. Aprendemos muito mais quando interagimos

Essa é a pirâmide de aprendizado de William Glasser que acredita que para a educação ser mais assertiva as pessoas não devem se limitar à memorização mecânica que contribui pouco para o aprendizado.

Ler, ver e escutar resultam cerca de 50% para aprendizado. Uma boa palestra com conteúdo que incentive a leitura, a visão e a audição já contribuem com metade do processo. Participar de discussões e interagir contribui com pelo menos 70% do processo de aprendizagem.

Ou seja, quando apenas observamos ou assistimos palestras, conseguimos assimilar 30% do conteúdo. Mas esse percentual aumenta cerca de 70% quando debatemos.

Uma das partes mais empolgantes de um evento é poder conversar com os palestrantes e também com os outros participantes. Essas interações podem ser feitas em tempo real em formas de:

Enquetes: a comunicação das perguntas pode ser ativada a partir do início da palestra. Para cada palestra, várias enquetes podem ser criadas pelo palestrante, trazendo insights reais e imediatos para quem está assistindo.

Perguntas Abertas: O participante poderá direcionar perguntas aos palestrantes para que eles possam dissertar sobre o assunto e assim a organização do evento poderá ter um termômetro em tempo real do quanto a platéia está integrada com o tema abordado.

Fórum: para cada atividade e palestra pode ser disponibilizado um fórum exclusivo para comentários e discussões. Os participantes podem desenvolver o assunto e gerar conteúdo relevante para interações do evento e até para gerar feedback de temas a ser abordados nas próximas edições do evento.

2. Com a interação digital temos maior inteligência no uso de dados

Conseguir uma análise de desempenho para cada palestra sempre foi um desafio para organizadores. Como saber quais palestras tiveram um impacto melhor com dados muito voláteis que poderiam ser esquecidos durante o dia?

A interação digital em tempo real facilita todo esse processo. Não há problemas em confusão ou esquecimento de dados, já que o participante tem uma pesquisa de avaliação direcionada para as atividades e o evento em geral. Esses dados são coletados no final de cada atividade, permitindo que o participante dê rapidamente a sua opinião, com questões escolhidas pela organização como “nota numérica entre 0 e 5” e também um “simples sim ou não”, texto com descrição livre e também uma possível combinação entre essas opções.

3. Feedback assertivo para os palestrantes

Durante o evento, informações podem ser passadas para o palestrante sobre o seu conteúdo, insights e dúvida. Essa interação facilita que o conteúdo passado seja personalizado e seja muito mais dinâmico.

Ao final do evento, os organizadores podem oferecer um relatório de feedback completo para os palestrantes com avaliações gerais e específicas quantitativas e qualitativas sobre o conteúdo do evento. Os pontos positivos e negativos, os conteúdos mais relevantes e também os que foram adaptados. Esse relatório também pode informar dados estatísticos sobre níveis de interação durante a palestra e o durante o evento.

Conclusão

Além das suas palestras conseguirem uma taxa de abrangência muito maior e o processo de aprendizagem ser catalisado, soluções digitais em eventos darão total liberdade para criar métricas e indicadores que podem ser utilizados no seu pós-evento e inteligência de mercado dentro da própria organização.

Os dados sobre conteúdos podem ser utilizados para comunicação, relacionamento pós-evento e também para relacionamento com palestrantes, que estarão muito mais satisfeitos em receber uma contrapartida de melhoria pessoal.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024