5 dicas para divulgar seu evento no Instagram

Views: 9623

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on October 23, 2019

Usar o Instagram para eventos é possível – e necessário! O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro, com cerca de 300 milhões de usuários. Por isso, é essencial que seu evento esteja presente no Instagram: seja em hashtags, em stories no perfil da sua empresa e até – dependendo da estratégia – em um perfil exclusivo. 

Veja abaixo 5 dicas para aproveitar ainda mais as funcionalidades que o Instagram oferece para turbinar o marketing do evento.

Os 3 “R”s do social media

Para começar a falar de Instagram para eventos, não se esqueça do velho e cirúrgico mandamento de todo social media: os 3 “R”s das postagens em redes sociais:

  1. Regularidade: lembre-se que quem segue a sua empresa se interessa por sua marca. Não deixe seus seguidores na mão. Uma sugestão é estabelecer um cronograma de postagens, que pode variar entre uma a cinco postagens por semana. Tudo depende da prioridade das redes sociais no seu planejamento de marketing.
  2. Relevância: Lembre-se que só publicar conteúdos divulgando a sua empresa não tem graça. Estude seu público-alvo através das personas para entender o que ele busca. O marketing de conteúdo ensina em suas regras mais básicas: busque ser uma fonte de informação para o seu público. Uma outra ideia é aproveitar o timing de um assunto que está tomando conta das hashtags. Porém, faça isso sempre alinhado com a linguagem e a estratégia da sua empresa, para que sua marca não fique conhecida como aquela que surfa em qualquer meme por aí. 
  3. Relacionamento: Seguir de volta, curtir comentários, responder opiniões e sugestões que aparecerem, ter uma comunicação transparente. Isso pode contar pontos para a sua empresa. 

Funcionalidades do Stories

Recentemente, o Instagram Stories adicionou uma nova funcionalidade: além de ferramentas como gifs, localização e hashtags, já é possível adicionar um sticker com informações de um evento.

Defina sua hashtag oficial. E espalhe-a para o mundo!

Incentivar o público a interagir com seu evento via hashtag e CTA (call to actions) são boas estratégias no uso de Instagram para eventos. Nos Stories, recursos como gifs ou inserção de links no vídeo, se sua conta tiver mais de 10 mil seguidores, podem ajudar ainda mais.

Conteúdo ao vivo

Mais uma sacada do Instagram Stories: essa ferramenta ajudou a popularizar de vez o formato de vídeos curtos e lives, que antes figuravam com mais força em apps como Snapchat e Facebook. 

Aproveite a espontaneidade que esse formato oferece para mostrar trechos ao vivo do seu evento, ou até mesmo para mostrar a equipe da empresa botando a mão na massa nos preparativos. Uma dica é ir revelando, pouco a pouco, elementos como as atrações, o local e lançamentos que possam ocorrer no evento. Isso ajuda a criar expectativa no seu público.

#TBT pode!

Dica de ouro sobre Instagram para eventos: se sua empresa lida com eventos recorrentes, uma boa pedida é usar e abusar de uma das hashtags mais populares do mundo, o TBT! Em inglês, a sigla Throw Back Thursday diz respeito a postagens antigas, que sempre valem à pena rememorar. O recurso galeria de fotos, do feed, pode ser uma boa pedida neste momento.

Aproveite a visibilidade da hashtag para postar fotos ou vídeos de edições anteriores do evento!

Mesmo se for a primeira edição, a estratégia também se mostra útil: postar imagens de uma primeira versão do produto, mostrando como a empresa evoluiu até chegar na produção de um evento como esse, pode ser interessante.

Gostou desta dica sobre Instagram para eventos? Veja o que mais você encontra em nosso blog:

Como criar uma narrativa cativante para o evento da sua empresa

Patrocínio para eventos: 3 dicas infalíveis para conquistar o seu

InEvent lança o Plano Trial para teste gratuito

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024