O medo de errar e a autenticidade

Views: 5576

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on March 1, 2018

Durante o processo seletivo para algumas vagas na InEvent, propomos aos candidatos a solução de um desafio técnico. Esses desafios em geral tem uma dificuldade elevada e um prazo não muito comum para a execução da tarefa. Alguns candidatos tiram de letra, outros nem mesmo chegam a tentar. Mas algumas semanas atrás tivemos um caso que me chamou a atenção.

Um dos candidatos, no dia anterior a data de entrega, me enviou um email justificando sua dificuldade diante do desafio proposto e os motivos pelo qual ele não entregaria o material. Dentre os motivos listados, dois pontos me fizeram refletir.

  • Há um costume em realizar trabalhos com uma base ou template entregue juntamente ao escopo. Segundo ele, as empresas costumam pedir apenas pequenos ajustes nesse tipo de material.
  • O segundo motivo foi ter usado o tempo como empecilho para enviar um “bom teste” que aliado a sua falta de habilidade inviabilizaria a entrega.

Para nós da InEvent é sempre um desafio complexo encontrar novos talentos e pessoas que estejam alinhadas com nossa cultura. Em diversos momentos do nosso dia a dia enfrentamos situações que vão além da nossa zona de conforto ou até mesmo da nossa base de conhecimento. Ainda assim, algumas coisas são cruciais para uma empresa comprometida com o alto desempenho e que atende grandes nomes do mercado. Assim alguns itens são essenciais para perfil que buscamos:

• A capacidade de se adaptar a diversas situações;

• Perseverança para enfrentar grandes desafios;

• Determinação para ir até o final;

• O esforço para entregar sempre o melhor, dentro do possível;

• A busca por novos aprendizados.

É claro que o conhecimento técnico é essencial. Mas a forma com que cada um reage diante das dificuldades e o resultado que conseguimos extrair dessas situações fazem muita diferença no nosso time. A vida de empreendedor não é nada fácil, cada desafio superado é parte da construção de uma grande organização.

Entendo que em outras empresas e principalmente agencias esse modelo onde se recebe o projeto já com uma estrutura pronta possa ser até comum. E é normal que situações venham a nos condicionar a um padrão específico de trabalho.

O que não podemos nos permitir como profissionais é deixar que condições diversificadas, um escopo limitado ou um prazo fora do ideal sejam motivos para nos deixar inabilitados de realizar nosso trabalho.

Lembro sempre daquela frase do Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Ela tem diversas aplicações. Para essa situação gosto de imaginar que muitas vezes seu cliente ou colega de trabalho não vai ter uma ideia clara do problema a ser resolvido, o prazo também pode estar longe de ser o ideal para realizar um grande projeto, o nosso conhecimento nem sempre vai ser o suficiente.

Na medida que crescemos, ficamos com mais medo de errar. A pressão pela perfeição, o padrão ou por um ideal (que muitas vezes só existe na nossa cabeça) acaba criando diversos bloqueios que não nos permitem ser autênticos. Mas então, o que fazemos? Podemos desistir. É uma opção. Mas um InEventer foca em estudar o problema, entender o contexto, adaptar o projeto para algo dentro do prazo, e sempre que possível oferecer algo a mais para o Momento WOW.


Se identificou ou acha que poderia ser um InEventer? Aplique para as nossas vagas aqui

Quer opinar sobre o conteúdo? Deixe o seu comentário.

Sobre a InEvent: As soluções da InEvent já ajudaram empresas do mundo inteiro a gerenciar milhares de eventos e convenções corporativas. Clique aqui para acessar o nosso site e saber mais.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024