Posted on September 14, 2016
Na semana passada, eu comecei uma comparação entre o passado e o presente da organização de eventos para mostrar como a tecnologia em eventos mudaram a nossa realidade.
Hoje, vamos analisar os últimos 4 cenários que foram radicalmente alterados.
5. Pesquisa pós-evento
PASSADO: Organizadores entregavam aos seus participantes pesquisas impressas em papel, contando com a boa vontade daqueles que as retornavam dentro do prazo solicitado. Muitas dessas pesquisas pós-evento eram retornadas via fax e, cabia ao organizador, prestar atenção à bobina do papel de fax. Você é dessa época?
PRESENTE: As pesquisas chegam à caixa de e-mail dos participantes e podem ser respondidas em minutos. O organizador também pode conseguir um número maior de respostas, seja por meio de incentivos ou enviando lembretes para aqueles que não responderam.
6. Catálogos, diretórios, manuais….
PASSADO: Pilhas e pilhas de material impresso para distribuição durante o evento. Caixas guardadas em depósito, papel para tudo quanto era lado :(
PRESENTE: Toda a informação reside no aplicativo móvel do evento. A Mãe Natureza agradece! E os organizadores idem porque não precisam mais planejar a logística daquela papelada toda.
7. Processo de inscrição, confirmação e venda de tickets
PASSADO: Organizadores usavam diferentes planilhas para monitorar informações como dados de potenciais participantes, inscritos e controle de pagamentos. Investiam tempo na conciliação dessas informações e checagem antes da realização do evento. Sem falar no vai e vem de fichas de inscrição e de comprovantes de depósito! E ainda, era comum no dia do evento o participante descobrir que seu nome havia sido grafado errado, lembram?
PRESENTE: Em dois minutos ou menos, qualquer organizador de eventos consegue criar e montar uma página web para receber e confirmar inscrições, vender ingressos, acompanhar pagamentos e receita acumulada, disparar convites e muito mais! Planilhas intermináveis não fornecem compreensão, mas sim dores de cabeça.
A Eventbrite oferece sistemas e tabelas automatizados e personalizáveis para classificar os dados, a fim de melhorar a estratégia de seus negócios.
8. Comunicação entre sistemas distintos
PASSADO: Baixa arquivo ali, sobe acolá…quantas vezes os sistemas que contratou ou utilizava em seu dia a dia não se comunicavam? Os profissionais de eventos eram os verdadeiros craques da exportação de dados!
PRESENTE: O mundo dos eventos está dominado pelas APIs, sigla em inglês para ‘interfaces de programação de aplicativos”. Essa tecnologia permite que empresas compartilhem informações e dados com outras. Essencialmente, as APIs permitem que diferentes tecnologias possam dividir informações. (Eu não sou especialista no assunto, esta é a minha humilde maneira de explicar o que faz uma API….rs). Para entender de vez essa história de APIs, experimente a integração entre Eventbrite e InEvent disponível no diretório de extensões Spectrum da Eventbrite. Os organizadores que têm seus eventos com a Eventbrite podem desfrutar de uma API poderosa que torna seus eventos mais eficazes e mais rentáveis.