Como ter praticidade na tomada de decisão?, app para eventos, blog para eventos, tecnologia para eventos, gestão de eventos

Tomada de decisão: como otimizar este processo em eventos?

Views: 6083

Tomamos, em média, 35.000 decisões ao dia! É muita coisa, não? Confira quais ações tomar para otimizar o processo de tomada de decisão em sua rotina.

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on September 9, 2016

Circula na internet um dado segundo o qual tomamos 35.000 decisões a cada dia! Embora seja citada com frequência, essa afirmação não parece ter fundamento científico. Um estudo da Cornell University indicou que, apenas no que se refere à alimentação, são mais de 200 diariamente. Não há estudos sobre a tomada de decisão para quem organiza ou participa de eventos. Sabe-se que uma grande quantidade delas afeta nosso cotidiano.

É o que revelaram estudos realizados pelo professor de Psicologia da Florida State University, Roy Baumeister, segundo o qual muitas decisões levam ao que denominou de esgotamento do ego. Em experimentos sobre tomada de decisão, o pesquisador avaliou que decisões sucessivas resultavam na redução da força de vontade e do autocontrole. Em publicações posteriores, ele defende que o autocontrole seria mais importante do que autoestima para o sucesso.

Mesmo com a autoestima lá em cima, quem organiza um evento sabe que a pressão provocada pela tomada de decisões sucessivas e urgentes são estressantes. Um evento requer agilidade mental e até física para que tudo transcorra conforme o planejado.

Como otimizar a tomada de decisão?

Existem maneiras para evitar o esgotamento derivado do excesso de decisões e que podem ser aplicadas com êxito na organização de eventos. Baumeister recomenda que se cuide um problema de cada vez. Especialmente quando se trata de uma decisão ou mudança importante. Assim você evita a chamada “fadiga de decisão”.

Outra sugestão é encarar a decisão mais difícil em primeiro lugar. Nesse caso, teremos mais recursos internos para lidar com o assunto do que se o abordássemos após uma série de outras decisões menos importantes.

Estratégias simples também podem ajudar: se você vai fazer uma apresentação num evento de manhã cedo, deixar tudo organizado à noite. Desde roupas até o material a ser utilizado na apresentação, pode reduzir o estresse matinal.

A apresentação pessoal, aliás, é mencionada frequentemente quando se trata de reduzir a quantidade de decisões diárias. Steve Jobs e Mark Zuckerberg ficaram conhecidos por usar sempre as mesmas roupas. É uma tomada de decisão a menos a se tomar.

A fadiga provocada pela tomada de decisão em eventos também pode ser diminuída ao se agregar ações e serviços numa só ferramenta. Desde o CheckIn online até a administração do aplicativo do evento por uma multiplataforma. As novas tecnologias nos colocam diante de uma variedade de novas decisões. Mas também oferecem soluções eficazes para lidar com elas.

Leia Mais: Drones em eventos

 E aí? Curtiu nossas dicas para otimizar  o processo de tomada de decisão na  sua rotina de eventos?

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024