Por que a sua empresa precisa de uma API

Views: 5457

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on May 9, 2018

Uma API, Application Programming Interface, é um meio utilizado para comunicação entre componentes distintos. Na nuvem, as APIs são bastantes utilizadas para integrações entre duas plataformas diferentes como, por exemplo, a integração da solução da InEvent com o CRM da Salesforce.

Além do uso extenso para integrações, uma API garante que todas as pontas de uma plataforma estejam estáveis e sempre funcionando. Todos os produtos da InEvent – Aplicativos, Plataforma Web, Hotsites, Credenciamento, E-mail Marketing, e outros – utilizam nossa API a todo momento, sempre em sincronia com a garantia de que todas as informações estejam atualizadas.

 

3 fatores que diferenciam as empresas que possuem APIs das que não possuem

Se a sua empresa possui uma API, significa que ela se diferencia em pelo menos três aspectos que são: a segurança dos dados, a consistência e a liberdade no desenvolvimento.

 

1. Segurança

Para acessar uma plataforma, o sistema precisa obter informações das bases de dados para processar informações sobre o usuário, como quando um login é feito. Então o sistema disponibiliza dados solicitados pelo usuário (todos os eventos da empresa por exemplo). Esse assunto exige um certo conhecimento técnico, mas aqui vai uma tentativa um pouco mais didática e simples:

No cenário de uma plataforma sem API, temos o seguinte fluxo de acesso às informações da pessoa:


Sem regra de negócio pré-definida – retorno em HTML

O problema de não ter uma regra de negócio pré-definida é que produtos e páginas distintas da plataforma entenderão de formas diferentes o mesmo dado obtido do servidor. Isso dificulta a realização de testes de vulnerabilidade e o desenvolvimento saudável do sistema.

Agora, no  cenário de uma plataforma com API, temos o seguinte fluxo de acesso às informações da pessoa:

 

Com uma regra de negócio bem definida, diversas pontas podem acessar o mesmo conteúdo e compartilhar do mesmo entendimento.

Repare que no caso de  uma API aberta, empresas terceiras podem realizar integrações com a plataforma.

Uma regra de negócio bem definida é essencial. Ela garante que todos os dados estejam seguros e preparados para serem utilizados em outras plataformas. A melhor forma de garantir que a API esteja consistente com a regra de negócio construída, é montar todos os produtos da plataforma utilizando a API como se fosse um terceiro.

 

2. Consistência

Na InEvent todos produtos foram e são desenvolvidos utilizando a nossa API. Isso significa que empresas terceiras podem desenvolver produtos similares e integrações utilizando nossa base, para a regra de negócio que nós determinamos, algo que não acontece em plataformas sem API.

Também é uma garantia de que todos os dados são consistentes e sincronizados entre todos os dispositivos que acessam a plataforma. Como as regras e restrições já estão montadas e dispositivos diferentes conseguem entender os dados de forma universal, é garantido que informações atualizadas em um dispositivo reflitam com sucesso nos outros.

É importante também manter consistência nos formatos de retorno, tanto no tipo de retorno, podendo ser um JSON, um XML, etc, quanto na estrutura de retorno. No sistema da InEvent, por exemplo, por padrão os retornos são em JSON, podendo ser representados como XML também. A estrutura dos retornos, no caso do JSON, sempre são representados no seguinte formato:

{
    “count”: 0,
    “data”: [ ]
}

Manter a consistência de formato e estrutura é garantir que todas as plataformas vão se comportar de forma adequada e similar. A facilidade e agilidade no desenvolvimento trazem uma grande vantagem para o desenvolvedor.

 

3. Liberdade

Como uma API é, em sua essência, uma camada acima da plataforma que abstrai toda sua complexidade, ela traz uma grande liberdade na hora do desenvolvimento das suas aplicações. Dessa forma é possível manter códigos de alta complexidade dentro da plataforma ou API, abstraindo toda sua complexidade para um desenvolvimento mais fácil e ágil.

A preocupação do desenvolvedor está em desenvolver o seu sistema, não em entender como a API funciona. Por isso, a importância da documentação: uma referência da API clara e de fácil entendimento com exemplos de modelos, retornos e também com um sistema embutido para testar requisições on-the-fly.

 

Sem uma API, o seu produto não irá evoluir

Para qualquer produto cloud confiável, escalável e que visa o crescimento constante, é imprescindível a existência de uma API que o conecte com o mundo externo. Empresas que realmente se preocupam com os seus produtos, possuem uma API para representá-los. Mesmo que essa seja privada, só a existência dela já garante a confiabilidade, segurança e consistência do produto.

 

Para entender um pouco mais o funcionamento de uma API e obter acesso à nossa API, pode entrar em contato pelo e-mail giordano@inevent.us.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024