Posted on September 20, 2016
Podemos perceber o sucesso de um evento pela energia transmitida aos participantes. O sentimento de entusiasmo e inspiração pelo que acontece durante a programação representa um poderoso impulso para que o grupo formado naquela ocasião retorne e procure transmitir aos outros sua experiência. E é por causa da capacidade de captar essa energia que os vídeos estão se tornando indispensável no marketing de eventos.
O crescimento do uso de imagens e vídeos em redes sociais é constante. Se estima que 70% do tráfego de dados na internet já circule em formato de vídeo, segundo dados da Cisco, com previsão de 80% em 2019. É uma tendência inegável. Se especula que a imagem (incluindo fotos) vai se tornar onipresente nos meios de comunicação via internet. Substituindo a escrita em muitos casos.
A ascensão da imagem
Já no final da década de 90, essa tendência era apontada por professores de jornalismo como Mitchell Stephens, autor de um livro cujo provocativo título é The Rise of the Image, the Fall of the Word (A Ascensão da Imagem, a Queda da Palavra). Ele ressalta que tanto a palavra escrita e a impressa foram recebidas com tantas críticas quanto as que foram dirigidas ao rádio e à TV na época do seu surgimento. E que a situação atual representa uma nova revolução na forma como os seres humanos se comunicam.
Essa realidade pode ser exemplificada pelo caso do Youtube. Sinônimo de vídeo digital, e não é para menos. São mais de um bilhão de usuários (quase um terço dos usuários da Internet), com o número de pessoas que assistem aos conteúdos postados crescendo 40% ao ano desde 2014. Especialmente entre os mais jovens, o portal atinge um público maior do que qualquer rede a cabo dos EUA. Não é para menos que, nos últimos anos, várias celebridades tenham surgido no portal e migrado posteriormente para a TV.
A InEvent também tem um canal lá no YouTube, confere aqui :)
Outras aplicativos sociais também se movimentaram nessa direção, como o Twitter, o Snapchat (cujas histórias, conjunto de vídeos de usuários que ficam disponíveis por 24 horas, são uma boa opção para eventos), Instagram e o Facebook. Não apenas os vídeos ficam colocados no mesmo nível de fotos para fins de postagem. As plataformas estão indo além e investem na capacidade de transmissão ao vivo, com o Periscope, Meerkat e Facebook Live. Este tipo de transmissão está se tornando comum em vários setores. Desde igrejas e cultos religiosos até cerimônias e entrevistas coletivas.
Marcas em movimento
Os bons resultados do vídeo marketing estão animando o setor. Uma pesquisa divulgada no ano passado indica que os marqueteiros do setor B2B acreditam que o conteúdo em vídeo converte melhor do que outras mídias. Em grande parte dos casos, trata-se de vídeos que explicam ou apresentam características dos produtos. Ainda que outras pesquisas indiquem que os vídeos mais efetivos são os depoimentos de consumidores.
O vídeo também está presente com mais frequência em sites e páginas de produtos. Tornando-as menos estáticas e proporcionando mais imersão. Essa tendência acompanha a adoção dos vídeos de marcas, que são publicados com o objetivo de engajar usuários. Além de gerar valor e apresentar uma call to action direta e mais atraente. Nas redes sociais, está aumentando o uso de GIFs animadas e a transmissão de eventos ao vivo. O uso de vídeos curtos no e-mail marketing também está sendo visto como uma forma de revitalizar essa ferramenta.
Pesquisas indicam que um usuário médio está exposto a pelo menos 32 vídeos por mês. Pelo menos um terço de toda a atividade online está voltada para os vídeos, e a publicidade através deles é vista como confiável por 36% do público.
Uma experiência que perdura
Não há dúvida que o vídeo veio para ficar. Por isso, os organizadores devem levar em conta aspectos importantes para a inclusão do vídeo no marketing de eventos:
– É provável que os patrocinadores utilizem cada vez mais o vídeo em suas campanhas. O que precisa ser levado em conta no planejamento e, dependendo da ocasião, até mesmo na estrutura do evento.
– O uso do vídeo está bem integrado ao mobile, o que é importante para quem já utiliza os aplicativos para eventos.
– O engajamento dos usuários vai ser cada vez mais demonstrado através da divulgação de imagens e vídeos. O que indica a necessidade de inclusão desse fator na avaliação do retorno sobre o investimento em mídias sociais.
– O acervo do seu evento terá cada vez mais valor para a promoção de edições futuras. Motivo pelo qual vale a pena investir na produção de material de qualidade. Mais do que transmitir a energia e o entusiasmo gerado pelo seu evento, o vídeo proporciona uma sensação de intimidade, permitindo que todos se conectem uns com os outros e com os convidados e palestrantes. A troca de experiências, o networking e todos os benefícios trazidos pelo seu evento terão, portanto, a oportunidade de perdurar por muito mais tempo na mente de todos os participantes.
Assista nosso Webinar para mais dicas sobre marketing de eventos ;)