Posted on September 11, 2016
Eventos são ocasiões para se encontrar pessoas. As empresas que proporcionam oportunidades de aprendizado, compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e novos relacionamentos têm a receita de um evento bem-sucedido. Para os participantes, é um ambiente ideal para experiências de grande valor. E a tecnologia mobile fornece meios de tornar o seu networking ainda melhor, através de um aplicativo para eventos.
Aperfeiçoar os meios de networking, portanto, precisa ser uma alta prioridade entre os organizadores. Em alguns eventos aqui no Brasil já se observa esse cuidado, que é algo bem real lá fora. Pesquisas feitas nos Estados Unidos revelam que, as principais features que um aplicativo para eventos deve ter são as de incentivo ao networking e de aproximação entre os participantes.
Já 49% utilizam aplicativos para dar condições aos participantes de facilitar o networking em eventos. O detalhe é que apenas 4% disseram que não atingiram seus objetivos com o uso de um app. Enquanto 43% atingiram seus objetivos completamente e 46% parcialmente.
Eliminando arestas
Não é somente com o uso de aplicativos, porém, que um evento pode proporcionar mecanismos de facilitação de networking. Um estudo realizado na Europa com delegados de reuniões científicas aplicou um sistema de encontros rápidos (speed dating) de 15 minutos entre participantes.
Os pares foram escolhidos de acordo com critérios como conhecimento anterior e níveis de conhecimento. Assegurando-se sempre que os pares fossem formados com pessoas que não haviam se encontrado anteriormente. Nada menos do que 87% dos participantes que expressaram opinião sobre a experiência ficaram satisfeitos com o resultado.
Se a interação pessoal é essencial, como um aplicativo pode ser útil? Bem, a Pesquisa de Interações Virtuais com Pessoas e Lugares, divulgada no mês passado pela Gfk, demonstrou que o Brasil, entre 22 países pesquisados, é o que tem maior percepção de que interações virtuais com pessoas e lugares podem ser tão boas quanto as reais. Um terço dos entrevistados consideraram que estas interações são tão boas quanto as reais e apenas 11% discordaram desta afirmação.
Assim, a interação virtual, através do mobile, pode ser um meio bastante eficaz de proporcionar o impulso inicial para a formação de uma rede profissional de relacionamentos num evento.
Networking em eventos
Entre as features que podem promover o networking em eventos através de aplicativos, podemos destacar as seguintes:
Perfil – Através dos perfis dos participantes, é possível avaliar quais as compatibilidades e interesses comuns, o que facilita o contato. Quanto mais cedo isso for feito melhor, até porque a presença de participantes com perfis atraentes e interesses comuns representará um incentivo a mais para o comparecimento. Nos aplicativos da InEvent é possível criar o seu perfil a partir do LinkedIn, Facebook ou Twitter.
Tags coloridas – Os interesses de cada participante ficam marcados com tags coloridas, com imediata identificação de interesses comuns.
Chat – Esta ferramenta facilita o contato inicial, permitindo o contato diretamente de acordo com o perfil desejado. O participante pode escolher entre conhecer novas pessoas baseado em seus interesses ou, se desejar, relacionar-se com alguém totalmente novo, apenas para variar.
Favoritos – É possível agilizar o follow-up com os contatos marcando os que desejar como favoritos. Assim, eliminando a busca pelos cartões de visita.
Em novembro do ano passado, pude experimentar todas estas features na Global Mobile Internet Conference, realizada em São Paulo, que utilizou a nossa plataforma para criar o aplicativo do evento. A partir da identificação das pessoas com interesse em Marketing, iniciei os contatos através do chat. Como resultado, mais de 80 pessoas acessaram meu perfil para saber mais detalhes.
Associados a uma série de palestras e painéis de excelente qualidade. Estas conexões representaram oportunidades de aprendizado. Também de troca de experiências e formação de networking – e não é exatamente isso que queremos?