big data marketing eventos

Saiba como o Big Data e o Big Data Marketing podem melhorar os resultados do seu evento

Views: 12622

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on August 1, 2019

Autor convidado: Stefanini Brasil

Nos últimos anos, a quantidade de dados gerados tem crescido de maneira exponencial. Um relatório da IDC, publicado em 2018, mostra que o volume de dados disponível passará de 33 para 175 zettabytes no ano de 2025. Se o número total de dados criados e armazenados globalmente só aumenta, cresce também a abertura para extrair bons insights deles. Por isso, a importância de conhecer as últimas tendências do mercado: Big Data e Big Data Marketing, técnicas essenciais para as organizações obterem melhores resultados na Era Digital.

Neste artigo, explicaremos como as empresas aproveitam dados para crescer e melhorar os seus serviços, a importância do Big Data e como ele deve ser implementado nas organizações. Confira!

O que é Big Data?

Para quem busca conhecer as últimas tendências de marketing e tecnologia, já deve ter ouvido falar sobre Big Data, um termo que descreve um conjunto de técnicas usadas para lidar com grandes volumes de dados não-estruturados, ou seja, dados que não possuem relação entre si e nem uma estrutura definida. Ao contrário dos bancos de dados comuns, os bancos usados no Big Data precisam suportar grandes volumes que crescem muito em pouco tempo e precisam também ser flexíveis para aceitar vários tipos de mídias, como posts em redes sociais, vídeos, fotos, geolocalização, entre outros.

Na prática e em resumo, dentro de uma organização, o Big Data se caracteriza por viabilizar a análise de dados a fim de convertê-los em informações estratégicas.

Os principais aspectos do Big Data

Podemos definir os principais aspectos do Big Data em 5Vs: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor:

  • Volume: grande quantidade de dados capturados em fontes diversas, dentro ou fora da empresa;
  • Variedade: formatos variados de geração dos dados (informações de sensores de máquinas, conteúdo de redes sociais, transações financeiras, entre outros);
  • Velocidade: rapidez com que os dados são transmitidos e tratados. O processamento precisa ser ágil para que as informações sejam aproveitadas em tempo real e subsidiem as tomadas de decisão;
  • Veracidade: Como são gerados muitos dados e são provenientes de várias fontes, é preciso ter filtros para garantir que eles sejam verdadeiros;
  • Valor: é relacionado aos benefícios que as soluções de Big Data vão trazer para a empresa.

A importância do Big Data Marketing

As informações adquiridas pelo estudo meticuloso dos dados tendem a ser um diferencial competitivo para muitas empresas atingirem a pessoa certa com a mensagem ideal em um momento adequado. E isso é o Big Data Marketing.

As ferramentas atreladas ao universo Big Data são proveitosas para decifrar o comportamento do consumidor e fazer campanhas de marketing personalizadas, atingindo de forma assertiva o público-alvo. Um exemplo disso são as sugestões de sites de compras e as recomendações de serviços como Netflix e Spotify. Confira mais exemplos de uso do Big Data:

Eventos

Até pouco tempo, o máximo de informações que se conseguia sobre os participantes de eventos corporativos eram aquelas coletadas em fichas de inscrição (nome, idade e endereço). Hoje, devido a Era Digital, a situação está bem diferente.

Já é possível analisar as visitas no site do evento, obter dados de redes sociais, identificar de onde vem o tráfego, com isso, inserir novas informações e ofertas, além de analisar as interações e identificar potenciais clientes que podem receber mensagens personalizadas. E tem mais: conhecendo melhor o público, pode ajustar com precisão o escopo do evento.

Durante o evento, pode-se coletar e analisar dados em tempo real, permitindo identificar quais palestras e expositores estão atraindo mais público e a movimentação das pessoas em todos os espaços, além de detectar qualquer problema, melhorando a experiência dos participantes.

Após o evento, a equipe de planejamento e de marketing poderá ter em mãos os dados dos visitantes e palestrantes, opiniões, retorno econômico dos expositores e patrocinadores, obtendo um panorama geral, capaz de gerar insights para ações futuras.

Saúde

Os usuários dos serviços de saúde buscam excelência no atendimento, seja na consulta ou na realização de procedimentos e exames. Da mesma forma, os profissionais da saúde precisam de ferramentas que possam apoiar as suas atividades, facilitando o trabalho. Nada melhor que utilizar as ferramentas de Big Data para reunir todas as informações necessárias para agilizar/melhorar um atendimento.

No caso da saúde, os principais fornecedores de dados atualmente são os aplicativos e dispositivos de monitoramento de atividades pessoais, prontuários eletrônicos, exames e laudos online enviados remotamente e arquivos digitais fornecidos por instituições como clínicas, enfermarias do trabalho, entre outras.

É importante conhecer e acompanhar a jornada do paciente, antes mesmo dele chegar a uma unidade de saúde, para que consiga acessar rapidamente os dados e prestar um atendimento de qualidade baseado em informações concisas. 

Resumindo, o uso do Big Data pode auxiliar na tomada de decisões administrativas, criando vantagens competitivas para clínicas e hospitais, além de trazer benefícios para os pacientes, como a agilidade do tratamento, redução de erros médicos e novas terapias.

Segmento financeiro

Desde sua criação, ainda na Idade Média, o setor bancário passou por profundas transformações estruturais, mas nada tão impactante quanto tem sido a digitalização bancária. O aumento dos dados armazenados tem ocorrido por conta de um novo perfil de cliente, que exige uma experiência multicanal e atendimento ágil.

Mais do que ser multicanal, é preciso oferecer ao cliente uma jornada integrada, na qual seja possível, por exemplo, começar uma transação no smartphone e terminar no laptop. E, para cada transação, dados novos gerados para uma melhor compreensão do perfil do usuário, sendo possível, por exemplo, ofertar produtos e serviços online, em tempo real, utilizando tecnologias de Big Data. Dessa forma, as ofertas se tornam mais assertivas e direcionadas, pois são feitas com base nas preferências dos clientes. Além disso, é possível aplicar análises preditivas de forma estratégica para atender os clientes de maneira mais eficaz perante suas necessidades financeiras.

Como implementar soluções de Big Data Marketing na sua empresa?

Tenha uma estratégia: Assim como qualquer projeto, para implementar o Big Data Marketing é necessário ter uma estratégia. Primeiramente, é preciso listar os objetivos da organização e como esse sistema pode ajudar na obtenção dos resultados esperados.

Tenha um sistema adequado: Após criar uma estratégia listando os objetivos da empresa, é fundamental contar com a ajuda da tecnologia para coletar e filtrar os dados, com o propósito de utilizá-los conforme as necessidades do negócio. O sistema escolhido deve estar preparado para receber informações de todas as fontes geradoras de dados, internas ou externas, escolhidas no desenvolvimento da estratégia de Big Data. O tipo de armazenamento deve ser analisado antes de adquirir um sistema para o Big Data. A empresa tem que verificar quais tipos de armazenamento são os mais apropriados levando em consideração a quantidade de dados, a segurança (ainda mais depois da criação da Lei Geral de Proteção de Dados) e o investimento necessário em cada um deles. A solução mais comum é o armazenamento em servidores próprios ou o armazenamento em nuvem.

Conte com especialistas: Lidar com uma grande quantidade de dados é desafiador. Por isso, é importante contar com profissionais especializados de forma a garantir o retorno dos investimentos nessa tecnologia.

Então, agora que você já sabe o que é Big Data e Big Data Marketing, que tal compartilhar este conteúdo com seus colegas para estudar uma estratégia de implantação?

Texto de autoria da Stefanini Brasil.

marketing eventos
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024