TOP 3: Exemplos de storytelling de sucesso

Views: 123696

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on December 18, 2019

Você já viu aqui no Blog da InEvent a importância de se criar uma narrativa para o seu produto ou evento. É importante que a sua ação tenha uma história com a qual as pessoas possam se identificar ou se emocionar. Hoje, nós vamos mostrar alguns exemplos de storytelling que, aplicados ao universo corporativo, podem alavancar a identificação do público com o seu produto.

Uma história inspiradora pode vir de muitos lugares. Isso significa que você não precisa se ater apenas aos cases de marketing para buscar referências ao construir sua próxima narrativa. Pense, por exemplo, em artistas como Fernanda Montenegro, que já deu voz a diversos personagens emocionantes, ou no músico David Bowie.

Seu mais célebre personagem musical foi um ídolo vindo de outro planeta em busca de um sentido para a sua existência, o Ziggy Stardust. O músico foi sensível ao explorar um tema que estava no imaginário de todos nos anos 1960, quando o homem tinha acabado de pisar na lua e as possibilidades de vida no espaço começaram a tomar conta da imaginação das pessoas. É sobre essa sensibilidade de captar a emoção das pessoas no timing ideal que estamos nos referindo.

Esses são só alguns exemplos de narrativas inspiradoras que vemos mundo afora – mas é hora de voltar para o universo corporativo para turbinar o seu próximo plano de marketing. Você está pronto para conhecer o nosso TOP 3 exemplos de storyteling?

1.Year in Search 2019 (Google)

Nada como começar nossos exemplos de storytelling com um dos maiores casos de sucesso do mercado: a Google. A empresa reúne diversas campanhas de marketing de sucesso, como os designs de busca que homenageiam grandes personalidades, ou a campanha anual Year in Search.

A campanha mostra alguns dos tópicos mais pesquisados em diversos países a cada ano. Para fugir das polêmicas que polarizaram o mundo no campo político, a solução foi escolher uma temática bastante buscada no Google para contar uma história – no caso, os heróis. O resultado é um vídeo singelo, emocionante e inspirador.

2. Mulher também gosta de futebol (Heineken)

Talvez a Geração Z não se recorde, mas até a pouco tempo atrás, os comerciais de cerveja seguiam a um incansável clichê que parecia até regra: sempre remetendo ao verão, muitas vezes uma mulher de corpo sarado – quando não estava servindo a cerveja – era associada diretamente ao produto, a famosa “loira gelada”. Com o tempo, a abordagem machista foi ficando cansativa e incômoda.

Pensando nisso, a Heinkeken teve a sacada genial de reverter o clichê em sua campanha do Dia dos Namorados de 2016: com uma narrativa cheia de boas sacadas, a mulher aqui aparece não com pouca roupa e associada ao produto de consumo, mas como apreciadora da cerveja e também do futebol.

3. Belong to Anywhere (Air BNB)

O Air Bnb viu na rotineira ação de marketing de vídeos de final de ano a oportunidade ideal para criar um storytelling emocionante. Para agradecer aos usuários que fizeram com que a marca batesse os um milhão de imóveis para hospedagem em 2016, a marca criou uma narrativa com o mote “pertença a qualquer lugar” (ou belong anyware): “com mais de um milhão de hospedagens ao redor do mundo, você nunca está sozinho”, diz o anúncio. Simples e impactante, como um bom storytelling deve ser.

Para completar, a empresa ainda usou o número simbólico para uma ação beneficente: 1 milhão de dólares foram doados para a The UN Refugee Agency. Um bom exemplo:

Gostou dos nossos exemplos? Se você quer mais conteúdo para inspirar suas ações de marketing, não deixe de dar uma olhada também no blogpost com exemplos de palestras para inspirar organizadores de eventos.

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024