Gamificação em eventos: como aumentar o engajamento

Views: 6617

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on November 21, 2019

Promover o engajamento dos participantes de um evento é um grande desafio para os organizadores. Por isso, a gamificação em eventos (ou gamification) tem sido adotada como uma opção de engajamento. Neste post, vamos te mostrar algumas dicas para montar a estratégia de gamificação perfeita de acordo com o intuito e o tamanho do seu evento.

Mas antes, vamos começar pelo começo: por que realizar um game em seu evento corporativo? Algum destes motivos – ou todos eles – vai acabar te convencendo a realizar a gamificação em eventos:

  • Estimular o networking entre convidados de um jeito informal e divertido;
  • Estimular a divulgação do seu evento de maneira orgânica, pelo próprio convidado;
  • Motivar o convidado através da competição, dos prêmios e da expectativa de vencer um desafio

Mas, como estruturar a estratégia perfeita para a gamificação em eventos? Veja estas dicas:

Saia da rotina!

A gamificação é uma estratégia perfeita para quebrar a rotina corporativa de um evento. Aproveite esta oportunidade para criar ações que ao mesmo tempo divulguem seu produto e estimulem a participação de todos. Um quizz de perguntas sobre o evento ou sobre o seu produto podem ser mais estimulantes do que mais uma mesa redonda na programação.

O patrocinador do evento pode ser agregado à ação com os prêmios para os vencedores ou brindes de participação. Isso proporciona ainda mais visibilidade do patrocinador, já que seu produto vira um prêmio desejado por todos.

Divulgue e incentive a divulgação pelo participante!

Divulgar o vencedor do game em tempo real, através da rede social usada pela sua empresa ou por meio do canal de comunicação entre os funcionários (se for um evento interno), é uma boa pedida. Há plataformas para eventos completas, como a InEvent, que ainda oferecem a possibilidade de exibir o ranking do game em tempo real no telão do seu evento. Imagine só a satisfação do convidado ao ver seu nome na lista?

Além disso, todo mundo gosta de ver seu talento reconhecido. Ganhar algum prêmio, então, nem se fala! Por isso a gamificação é uma estratégia de ouro para engajar naturalmente o convidado em seu evento.

Ainda há outra maneira de utilizar as redes sociais para divulgar o game e, consequentemente, o evento da sua empresa. Inclua o compartilhamento da hashtag do seu evento como uma das metas do seu game, junto a uma foto, por exemplo. Isso fará com que os convidados queiram compartilhar o nome da sua empresa para sua rede de contatos de forma orgânica.

Descomplique a ação

Muito vem se falando sobre o uso de tecnologia para eventos como os óculos de realidade aumentada para estimular o engajamento do participante no evento. É claro que essa estratégia enriquece a gamificação em eventos, mas você não precisa ir tão longe – e nem gastar tanto – principalmente se sua empresa estiver realizando um evento de pequeno a médio porte.

Os jogos tradicionais são ótimos e eficientes para estimular os convidados. Capture a atenção deles através da nostalgia da escola: realize dinâmicas divertidas como caça ao tesouro com brindes de patrocinadores, quizz de conhecimentos gerais (ou sobre o mercado em que seu evento está inserido). Até jogos de tabuleiro, como xadrez, podem ser eficientes para engajar o convidado. Lembre-se que, em muitas vezes, dá para fazer mais com menos.

Use um aplicativo expert neste tipo de ação

Atualmente já existem aplicativos para eventos acessíveis no mercado e que promovem toda uma estratégia para a gamificação em eventos, poupando o trabalho do organizador. Com o app, é possível avisar a todos os participantes do evento sobre o game e suas regras. E, além de organizar um ranking dos participantes da ação, a gamificação ainda pode ajudar a engajar o seu participante com o uso do aplicativo. É possível, por exemplo, instituir uma pontuação pelo uso das funcionalidades do seu app para eventos,

Veja só como funciona o aplicativo da InEvent:

Seguindo essas dicas, você pode ter bons insights para criar a sua estratégia de gamificação. Que tal começar agora? ;)

Gostou deste conteúdo? Veja outros posts que podem te interessar:

5 fatores que podem prejudicar a gamificação em eventos

Como organizar uma convenção corporativa

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024