Posted on April 2, 2020
Com o distanciamento social que estamos experienciando e a crise que se instaurou globalmente, diversos negócios já sentem o impacto de ter que suspender suas operações. No entanto, algumas empresas que têm um modelo de negócio focado para o ambiente virtual, despontam como solução para diversos setores.
Dentre elas estão os aplicativos de delivery, plataformas de cursos online e videoconferência. O que outrora parecia mais uma opção, atualmente tornou-se indispensável para o exercício de tarefas básicas como ir ao supermercado, realizar uma reunião de trabalho e fazer cursos.
Outro tipo de negócio que tem se destacado são os aplicativos e plataformas de delivery e e-commerce. Seja para enviar documentos, pedir comida e até mesmo fazer compras de supermercado, essa modalidade de serviço já tem sentido um impacto positivo em meio a crise.
Segundo o site do E-commerce Brasil, uma pesquisa preliminar realizada pela empresa de estatística Quantum Metric, apontou um aumento de 52% no varejo online este ano nos meses de fevereiro e março em relação ao ano de 2019.
Tarefas cotidianas em versão digital
A Loggi é uma empresa com foco em entregas de encomendas que atende todo o Brasil. Com a plataforma ou o aplicativo, é possível solicitar que produtos sejam entregues em endereços pré-determinados e acompanhar em tempo real o trajeto do motoboy.
O historiador, Lucas Wanderley já utilizou o serviço e entende como uma inovação necessária. “Eu precisava entregar um documento para minha mãe, que mora em outro bairro e como não podemos sair de casa nesse momento, usei o aplicativo para realizar a entrega. Isso é ótimo porque pode ajudar muito quando diminui a quantidade de tarefas que você precisaria realizar se não fosse essa tecnologia” afirma.
Tecnologia para apoiar pequenos negócios
Outra atividade cotidiana que foi facilitada através da tecnologia foi a criação do No bairro tem uma plataforma desenvolvida pelo Departamento de Ciências da Informação da UFPE, que conecta comércios locais a consumidores. Nela é possível que empreendedores cadastrem seu negócio informando formas de pagamento, horário de funcionamento, local entre outras informações. O No bairro tem atenderá a Recife e RMR.
“As pequenas e médias empresas têm sentido o impacto já que não devem abrir suas portas, mas podem oferecer seus produtos e serviços em domicílio. Em princípio, a ideia seria um aplicativo, mas isso demandaria tempo e dinheiro. Foi quando Reginaldo Neto, aluno do curso de Gestão da Informação, sugeriu usar o Progressive Web App, uma metodologia de desenvolvimento de página web similar a aplicativo para celulares”, explica o coordenador do projeto, Fábio Mascarenhas.
A plataforma No bairro tem já conta com 740 estabelecimentos cadastrados em apenas 24 horas está cadastrando os negócios locais e no dia 31 de março abrirá para os consumidores.
Soluções para o trabalho remoto
Com uma quantidade imensa de empresas adotando o trabalho remoto é preciso realizar algumas adaptações ao dia a dia e dentre elas está aprender a utilizar ferramentas de conferência online.
Nesta semana a InEvent lançou sua solução para videoconferências ao vivo, o Lobby Virtual que permite aos usuários realizar reuniões online com praticidade e eficiência.
De acordo com Pedro Góes, um dos fundadores da InEvent, o foco da plataforma é gerar o networking entre os usuários. “Nós focamos nos momentos de contato pessoal, com reuniões um a um” afirmou em entrevista para o portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
O Lobby Virtual já está disponível em versão beta para alguns clientes, com o objetivo de gerar feedbacks e melhorias para a plataforma. Ao decorrer do mês de abril ela estará no mercado disponível para todas empresas que desejem realizar reuniões de negócios, webinars e até eventos com múltiplas atrações, já que o Lobby Virtual permite a conexão de diversos participantes em várias salas distintas ao mesmo tempo.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]