Dicas para criar uma palestra de sucesso

Views: 6057

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on December 5, 2019

Criar uma palestra de sucesso do 0 não é nada fácil. Tanto que existem diversos profissionais, da psicologia às artes cênicas, que auxiliam pessoas que queiram falar bem em público. A ideia aqui não é dar nenhuma dica que dispense um auxílio profissional, mas compartilhar conteúdo para profissionais de eventos e turismo que já tenham alguma familiaridade em dar ou organizar palestras, mas que talvez precisem de um empurrãozinho (ou um melhor planejamento) para deixar a sua apresentação mais cativante.

Vamos lá?

1. Pesquise, pesquise, pesquise!

Qualquer profissional, do marketing à tecnologia, precisa lidar com a pesquisa diária para incrementar sua atividade profissional. Não é diferente na hora de subir em um palco e apresentar suas melhores ideias. Antes de pensar em um storytelling emocionante, o palestrante deve ter em mente que, como em todo projeto, é preciso começá-lo do 0.

Monte um planejamento completo da sua palestra, levando em conta o tempo de apresentação, os recursos disponíveis, os possíveis imprevistos (sempre leve isso em conta!) e, principalmente, quem é a sua audiência.

Por mais que tenha facilidade no tema a ser apresentado, pesquise novos autores que vêm falando sobre isso. Mostrar que você está bem informado e em constante aprendizado deixa sua palestra mais interessante e humana.

2.Inspire-se em grandes palestrantes

Aqui, ainda estamos lidando com o bom planejamento. Lembra de todas as palestras de sucesso que você assistiu e te emocionaram de alguma forma, sejam presenciais ou online? O que exatamente te cativou nelas? A história, ou o jeito de narrá-la?

Na Youtube existem diversas palestras que são realmente uma inspiração para o profissional de eventos. Nós até falamos de algumas delas aqui. Assista e re-assista as suas palestras favoritas o quanto for necessário. Com certeza, dá para extrair alguma coisa delas. Lembre-se que estamos lidando com a palestra da mesma forma que lidamos com qualquer projeto que exige estudo e planejamento.

3. Crie uma narrativa hipnotizante

Lembra que falamos ali em cima para deixar a narrativa para mais tarde?Agora, chegou a hora de falar dela. Essa geralmente é a primeira preocupação de muitos profissionais que precisam dar uma palestra de sucesso e isso é muito válido, mas de maneira alguma essa narrativa deve vir antes do planejamento que falamos ali em cima.

Construir uma narrativa cativante passa por algumas técnicas textuais, muito apreendidas do storytelling para eventos. A principal delas é a jornada do herói (entenda melhor essa história aqui). Alguns profissionais vêm torcendo o nariz para essa jornada do herói, por pensar que ela “desumaniza” a narrativa, já que nem toda história tem um final heróico ou até mesmo, feliz. Mas é inegável o efeito que uma boa história de superação pode gerar na audiência.

Para saber qual caminho seguir, não tem jeito: é preciso estudar suas personas, conhecer profundamente seu público. Ele cairia de amores por uma palestra com um tom mais emocionante, ou prefere um tom mais técnico, cheio de dados e informações? Isso é fundamental para saber como – e se – aplicar o storytelling é uma boa alternativa. Avalie, também, o intuito da sua palestra e até mesmo o mote do evento do qual você vai participar. Nessa hora, não adianta olhar só para o seu umbigo – é importante avaliar a programação, as atrações e o público para o qual você vai falar.

4. Apresentação gráfica: fazer ou não fazer?

Aqui, também é o caso de avaliar o seu público e as limitações do evento. Por isso, conhecer o local onde irá apresentar é importante para poder trabalhar com todas as alternativas que você pode ter em mãos. Se for um falar para um grande auditório, talvez a apresentação gráfica seja interessante. Para um público menor, ela pode se tornar dispensável.

Existem diversos estudos comprovando que o público se conecta mais quando há um elemento visual, então, montar um Power Point seria uma escolha óbvia. Mas também é verdade que uma apresentação cheia de textos pode deixar você refém da leitura de slides e tornar sua apresentação maçante.

Por isso, para uma palestra de sucesso, opte por apresentações enxutas (troque o “textão” por tópicos, por exemplo) e que se foquem no visual – com gráficos, fotos e vídeos.

A verdade é que a apresentação gráfica é necessária em alguns casos e até pode dar um up na sua palestra, mas definitivamente não é indispensável para capturar a atenção do público. É só assistir a este vídeo para entender o que estamos falando.

5. Na hora H: conecte-se com a audiência

Nós estamos tocando o tempo todo neste ponto de entender a sua audiência, e aqui ele se faz ainda mais indispensável. É preciso ter em mente que o que emociona um público mais sênior é diferente daquilo que emociona a Geração Z, que está entrando agora no mercado de trabalho, por exemplo. Se você está lidando com esse público, não deixe de ver nosso ebook com as principais tendências para eventos em 2020!

Depois de estudar bastante o seu público, é hora de subir ao palco. É preciso estar consciente que alguns imprevistos podem acontecer – o slide pode travar, o seu público pode não entender bem uma brincadeira, você pode se esquecer de alguma fala que havia planejado ali atrás. E está tudo bem, pois tudo isso pode ser revertido. Lembra quando nós falamos que a criatividade também diz respeito à capacidade de resolver problemas? Pois então, siga as nossas dicas sobre criatividade em eventos para se preparar em relação a isso.

  • Agradando a plateia em tempo real

Essa técnica é mais favorável para apresentações menores, em que o público está mais próximo e você pode ver a reação das pessoas. De vez em quando, procure reparar nos gestos da plateia. Um olhar desatento, um bocejo ou o entra e sai de pessoas pode apontar para um mau sinal.

Se isso acontecer, procure mudar sua estratégia. Vá para o próximo assunto, mude o tom e bola pra frente. Lembre-se que é sempre importante ter um plano B na manga. Assim, as chances de realizar uma palestra de sucesso são maiores – ainda que erros aconteçam.

  • Comunique-se (de verdade) com o público

Interagir com a audiência é importante para se conectar com ela. Se sua apresentação for mais dinâmica, abra brechas para isso. Procure olhar as pessoas nos olhos.

Se errar ou ficar nervoso, não tenha medo de expor isso. Assim, você humaniza sua palestra.

  • Atenção para a linguagem corporal

Estudar a linguagem corporal do público é importante, mas estudar a sua é mais importante ainda. Procure falar com a voz empostada, isso é, garantindo que sua voz chegue até o fundo da plateia.

Gesticular também ajuda a dar ênfase para as palavras – basta se lembrar dos repórteres ou apresentadores de telejornal. Procure também fazer pausas ao longo da falas. Isso faz com que seu público “capte” melhor a mensagem que você quer passar.

Com essas dicas, você pode começar a planejar sua palestra. Desejamos muito sucesso!

Gostou este conteúdo? Então, conheça nosso mais novo ebook com outras dicas incríveis para realizar o seu evento!

tendências para eventos 2020
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024