Posted on June 6, 2019
Uma das decisões mais delicadas no planejamento de eventos corporativos é a escolha de suas atrações. O palestrante de eventos é quem dá a identidade para um evento – já que é a foto dele que vai circular por aí, especialmente se for alguém de apelo popular – e, é quem, na maioria das vezes, ajuda a engajar o público.
Então, como escolher o palestrante ideal para seu evento corporativo? Confira essas dicas para ter ainda mais sucesso no seu planejamento:
1. O que vale mais: experiência de mercado ou conhecimento teórico?
Quando se tem um amplo conhecimento do objetivo do seu evento, qualquer outra decisão fica muito mais intuitiva. E isso inclui a decisão do perfil de palestrante ideal para se conectar com sua audiência e maximizar os resultados do evento.
Comece identificando aspectos gerais. Ou seja, é um evento que fala sobre liderança, inteligência emocional ou autoconhecimento? Essas soft skills podem ser desenvolvidas por profissionais de qualquer área, desde que as dominem. Por outro lado, se houver a necessidade de se prover conteúdo técnico, mesmo que em pílulas ou em forma de inspiração, uma autoridade especialista da área pode se fazer necessária. É o caso de eventos na área de saúde ou de tecnologia, por exemplo.
Philip Kotler afirma, no seu clássico livro Administração de Marketing, que “um evento se torna uma experiência relevante à medida que o consumidor se torna pessoalmente envolvido”. Lembre-se, em todos os momentos do planejamento do seu evento, de se colocar no lugar de sua audiência. Portanto, estabeleça o objetivo corretamente e elimine drasticamente as chances de cometer erros na execução ou na escolha do palestrante de eventos.
2. Palestrante = influencer?
É fácil se ver tentado a escolher um palestrante pela audiência que ele pode trazer para o seu evento. No entanto, como equilibrar grandes personalidades com grandes conteúdos, otimizando o marketing para eventos?
A fama do seu palestrante é, sem dúvida, uma validação para o evento. Mas o que garante que ele vai trazer os insights que o público espera? Ou até que a sua popularidade não será um fator de distração?
Recentemente, vimos o exemplo do Fire Festival, evento idealizado pela Hotmart.
Anitta foi uma das principais palestrantes da última edição. E basta uma busca rápida no Google para ver como celebridades estão se inserindo em palestras e TEDx’s constantemente. Como são eventos que falam sobre inovação, liderança e marketing de conteúdo, é possível contar com um palestrante influencer, que engaje na divulgação ao mesmo tempo em que também tem uma experiência relevante para compartilhar com a audiência.
Portanto, celebridades podem, sim, ser grandes comunicadores.O que se precisa ter em mente na hora de fazer essa escolha é: durante uma palestra, o palestrante ideal e sua audiência se engajam em uma relação. Portanto, o que faz um palestrante ser o ideal? Ele/ela tem algo único a dizer a quem estiver presente no seu evento? Ele/ela sabe construir a história de uma maneira sequencial, que encante e faça a audiência se sentir pertencente? Ou será mais um discurso embalado, entregue na forma robótica de um monólogo?
Se for puramente pela audiência, uma alternativa interessante é convidar influenciadores para fazer o buzz, mas como espectadores. Pode-se contratá-los pela sua presença ou para que façam uma cobertura de suas experiência através de suas redes sociais.
3. Entenda o seu público
Entender profundamente o seu público é parte essencial do processo de escolha do palestrante ideal. Na verdade, entender seu público – de trás para frente, do avesso e de ponta cabeça, se necessário – é parte fundamental de qualquer desenvolvimento de produto.
Qual é a dor do seu público para a qual o seu evento tem o remédio? Há palestrantes que realmente sabem falar e, mesmo sem chegar a lugar algum, conseguem causar uma sensação de satisfação. E há intelectuais e conhecedores profundos de diversas áreas que ainda não se descobriram como palestrantes.
Ambas são habilidades complementares, é verdade. Se seus candidatos comportam carisma e técnica, eles podem, de fato, ser seu palestrante ideal.
Na dúvida, faça uma pesquisa nas redes sociais da sua empresa. Pergunte quais temas as pessoas querem entender melhor. A partir dos temas que seu público quer ver, fica mais fácil encontrar alguém que tenha domínio para falar sobre aquilo. Utilize recursos como a enquete dos Stories do Instagram ou do Twitter. Abra espaço em publicações no LinkeDin ou Facebook para ouvir o seu público. Além de conseguir entender o que seu público quer com seu evento, você ainda amplia o engajamento da audiência nas suas redes sociais.
4. O palestrante também precisa engajar
Na crescente da indústria de eventos, poder contar com os maiores palestrantes é tentador. Eles transferem sua credibilidade e tamanho ao evento. Mas será que eles são sempre a melhor escolha?
O palestrante ideal é, acima de tudo, uma pessoa com quem você pode contar. Escolher um palestrante é como escolher qualquer profissional para trabalhar em seu evento. Ele deve demonstrar profissionalismo, comprometimento e credibilidade. Escolha alguém que engaje com seu evento em todos os sentidos, tanto ajudando a divulgá-lo em suas redes sociais quanto trazendo temas realmente relevantes para a discussão que será estabelecida.
Por fim, o palestrante ideal se planeja, mas isso não elimina a necessidade de improviso. Uma falha técnica ou uma situação embaraçosa sempre pode acontecer. E então, quem estiver no palco é que será a cara e a personalidade associada ao seu evento e sua marca.
[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]