Criatividade em eventos: 4 casos criativos para você se inspirar

Views: 7414

The complete platform for all your events

Book a Meeting
Posted on August 29, 2019

A criatividade é fator essencial na produção de eventos corporativos. É a partir desse essencial fator humano que boas ideias podem sair do papel  e se transformar em experiências inesquecíveis ao participante.

Atualmente, dar a vida a ideias incríveis se torna mais possível graças às tecnologias de ponta que já se fazem presentes em nossas vidas.

Porém, falar de inovação e criatividade em eventos pode soar abstrato. Pensando nisso, selecionamos 4 ideias criativas de eventos ao redor do mundo, ideias que se diferenciam pelos seus objetivos e a saída criativa que foram encontradas para atingi-lo: seja um design incrível, um formato inovador, uma opção de engajamento do participante ou até o modo como o tema do evento aparece em cada detalhe.

Para saber mais como a criatividade está aliada à tecnologia nos eventos corporativos, baixe nosso ebook gratuito.

Pronto para ver como a criatividade em eventos pode inspirar você?

1. Afrika Burn

Estamos falando de um festival que oferece uma verdadeira imersão artística, musical e visual. O grande mote do Afrika Burn é a criatividade. Imagine só a responsabilidade de colocar a criatividade como fator principal do seu evento? Mas os organizadores cumpriram bem essa função e deram um tom realmente inovador para o evento. O Afrika Burn atrai músicos, performers e um público apaixonado por festivais para uma verdadeira imersão artística em pleno deserto africano. A proposta é que, a cada edição, o evento tenha uma cara diferente. Por isso, os participantes são incentivados a participar ativamente do planejamento do evento com meses de antecedência. O evento encoraja os participantes a “deixarem a imaginação fluir” – não há workshops agendados, por exemplo.

O resultado é um evento completamente único e diferente a cada ano, com 100% de engajamento do participante. Afinal, como não se engajar em algo que você ajudou a construir, não é mesmo?

Você pode se inspirar nessa ideia para pensar em mais formas de engajar o seu público no evento, antes mesmo que ele aconteça. Para isso, pense em outras ideias incríveis proporcionadas pelo processo de festivalização em eventos corporativos e da produção de festivais em si.

A próxima edição do Afrika Burn acontece dos dias 27 de abril a 3 de maio de 2020, em Tankwa, na África do Sul.

Quer exemplo maior de criatividade em eventos? Então, continue a leitura!

2. BlogCamp

O BlogCamp é uma versão brasileira do BarCamp, modelo de conferência que vem sendo bastante adotado ao redor do mundo. Atraindo principalmente millennials e geração Z das áreas de comunicação digital e tecnologia, o BlogCamp nada mais é que um modelo de desconferência: sem a hierarquia de palestrantes no palco, sem agenda pré-definida. A ideia é dar asas à criatividade do participante: todos são incentivados a colaborar e deixar sua ideias. Reunidos em pequenos grupos, os tópicos são levantados via discussão e a interação é estimulada por meio de atividades de brainstorm. 

A solução criativa, aqui, foi estimular ainda mais o networking entre os participantes, além de oferecer a oportunidade para que boas ideias e modelos de negócio saiam dessas interações. O BlogCamp já teve edições diversas capitais, como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. 

Você pode se inspirar nessa ideia oferecendo espaços em seu evento para o estímulo da interação e da criatividade, sem programação prévia, que atraiam a atenção do participante. Como o co-fundador do BarCamp, Ryan King disse ao site EventMB, “muitas vezes, há muito mais expertise na audiência do que no palco”.

3. Savassi Festival

Esse é um tradicional case de marca que soube aproveitar a localização ao seu favor. O Savassi Festival é um evento já conhecido de quem vive em Belo Horizonte, reunindo apresentações musicais de jazz (o seu grande mote), saraus, gastronomia, exposições e debates sobre cultura. O que muita gente não sabe é que ele foi idealizado pelo Café Com Letras, tradicional bistrô e livraria localizado na região da Savassi, que criou o evento pensando em uma maneira de expandir ainda mais a marca para o público local. 

A organização do evento investiu em mídia, divulgação em TV e redes sociais, mobilizou artistas. O resultado: todo ano, milhares de pessoas frequentam o evento, localizado estrategicamente, em frente à livraria. 

O evento já está em sua 19ª edição e, em 2019, aconteceu no mês de agosto. Atualmente, o Savassi Festival também conta com edições no Rio de Janeiro.

4. Expert XP

O Expert XP é um dos maiores eventos brasileiros da indústria financeira, idealizado pelo Grupo XP. Reunindo cerca de 20 mil participantes (!) a cada edição, o Expert XP oferece palestras, debates e workshops sobre investimento seguro. Atualmente, todo mundo quer saber mais sobre negócios e como investir bem seu dinheiro, então, trabalhar com esse público-alvo crescente é muito vantajoso.

Um evento tão grandioso só é construído com muita dedicação dos funcionários – dezenas deles se dedicam à organização e ao trabalho no evento com afinco -investimento em marketing –  onipresença do evento nas redes sociais da empresa – e apoio de grandes patrocinadores – mais de 130 na edição de 2018. 

A maratona de conteúdos é bastante organizada: o acesso a cada atividade do evento pode ser feita via QR Code, por exemplo. Inspire-se nesse caso e lembre-se que, aliado à criatividade, a boa organização e planejamento são fundamentais para fazer um evento de sucesso.

ferramentas eventos

PARA SE INSPIRAR (AINDA MAIS) NA CRIATIVIDADE EM EVENTOS:

Como aliar criatividade e tecnologia na organização de eventos corporativos (Ebook)

Entrevista com Maria Noffs, da XP: “o segredo para um bom evento corporativo está na organização”

Como organizar eventos focados no relacionamento com participantes

[hubspot portal=”5958648″ id=”5301f3e9-4597-497c-b2ed-bfd694541e55″ type=”form”]
WebManager
© InEvent, Inc. 2024